top of page
logo-sele-3-final-grande.png
bola data_Prancheta 1.png
2765892_resize_1500_1500.jpg
imagem-resumo.png

PROGRAMAÇÃO  III SELE / 2022

PROG III
7 DE NOVEMBRO/2022 • SEGUNDA-FEIRA

18h - mesa de abertura

ABERTURA OFICIAL DO EVENTO

19h - Mesa de abertura

LER, CONTAR E CANTAR: A CULTURA E AS HISTÓRIAS INDÍGENAS
NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

com Escritor Cristino Wapichana e Profa. Dra.Magda Pucci

mediação Profa. Dra. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis)

Prancheta 2.png

Os povos indígenas são conhecidos por suas histórias e manifestações culturais, muitas das quais são perpetuadas na sociedade brasileira e se fazem sentir no uso de objetos, na alimentação, em costumes e nomes de cidades e avenidas. No entanto, o tratamento de parte da população com os indígenas é de indiferença e, até mesmo, de violência. No contexto educacional, nem mesmo a força da Lei 11.645/08 conseguiu modificar significativamente essa situação. Falta investimento público na formação de educadores para cumprir o que propõe a lei, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura indígena em sala de aula. Por outro lado, as vozes indígenas vêm se estabelecendo como força motriz de um potente movimento de protagonismo, em que são apresentadas outras maneiras de pensar o mundo, de contar as histórias ancestrais, de ouvir os cantos e conhecer outras cosmovisões de mundo. A escuta atenta dessas vozes na sua diversidade requer ouvidos e miradas destituídas de pré-conceitos que ainda povoam o imaginário brasileiro. Aprender a ouvir e a contar histórias, a ouvir e a cantar músicas do repertório indígena propicia uma aproximação com o universo de saberes dos povos originários.

8 DE NOVEMBRO/2022 • TERÇA-FEIRA

8h30min • sessão de comunicação

 

LEITURA, LINGUAGEM E MATEMÁTICA

15h • intervalo

10h • intervalo

10h30min • sessão de comunicação

 

LEITURA, LINGUAGEM E MATEMÁTICA

mediação Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves (UFPel)

12h • intervalo

13h30min • palestra

 

INFANCIOGRAFIAS: O REGISTRO
E AS ESCRITAS DAS INFÂNCIAS

com Escritora e Jornalista Gabriela Romeu

mediação Profa. Msc. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)

15h15min • mesa-redonda

 

PARA ALÉM DOS PARADIDÁTICOS:
COMO A LITERATURA PODE CONTRIBUIR PARA A AULA DE MATEMÁTICA

com Prof. Dr. Rafael Montoito Teixeira (IFSul)

mediação Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves (UFPel)
 

A palestra abordará, de modo geral, as potencialidades da literatura para o ensino da matemática, em diferentes níveis de ensino. A partir de alguns conceitos, categorizações e discussões sobre como a literatura pode contribuir para o ensino e as pesquisas em Educação Matemática, será dada maior ênfase à literatura que o professor poderá integrar às suas atividades na educação infantil e nos anos iniciais. Abordando questões interdisciplinares, serão apresentados exemplos elaborados a partir de narrativas conhecidas e, também, a criação de novas narrativas, que são produtos das pesquisas desenvolvidas por membros do GENEP – Grupo de Estudos em Narrativas e Educação na Pós-modernidade.

Infanciografias são escritas das infâncias que nascem da observação e da escuta atentas das narrativas verbais e não-verbais das crianças em diversos territórios pelo país. No encontro, vamos falar do trabalho de campo com crianças em diferentes contextos; das escutas alargadas, dos registros tão urgentes (nos diários, nos cadernos de campo, nas muitas cadernetas de transver), de cartografias poéticas das infâncias e como tudo isso se transforma em livros.

9 DE NOVEMBRO/2022 • QUARTA-FEIRA

8h30min • palestra

 

PRÁTICAS ANTIRRACISTAS DE LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA

com Profa. Msc. Cristiane Tavares (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP)

mediação Profa. Dra. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis)

Já se passaram quase vinte anos desde a aprovação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que instituem a obrigatoriedade do ensino das culturas africana, afro-brasileira e indígena nas escolas, sobretudo nas áreas de Arte, História e Literatura. No entanto, as práticas antirracistas de leitura literária nas escolas brasileiras ainda não foram amplamente discutidas nos espaços pedagógicos. Neste encontro, conversaremos sobre as possíveis razões desta lacuna, apresentaremos experiências exitosas de leitura antirracista em sala de aula e indicações de obras literárias que favorecem o debate sobre as relações étnico-raciais.

10h30min • palestra

 

LIVROS BRINCANTES: DA EXPERIÊNCIA PERCEPTIVA À APROPRIAÇÃO CRIATIVA

com Profa. Dra. Juliana Pádua

mediação Profa. Msc. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)

Da última década do século XX para cá, na literatura de infância, tem-se visto cada vez mais livros brincantes que exploram os potenciais estéticos das materialidades (acabamento gráfico, cor, dimensão, formato, tipografia, gramatura do papel, diagramação etc.) na construção dos sentidos, oportunizando leituras para além do universo da palavra. Com o objetivo de refletir sobre o quanto as arquiteturas textuais dessas produções contemporâneas estimulam outros perfis leitores, propõe-se olhar para algumas obras literárias, discutindo não só acerca das experiências perceptivas, mas também das apropriações criativas.

10h • intervalo

Prancheta 1.png

12h • intervalo

13h30min • sessão de comunicação

 

LEITURA, ESCRITA E EDUCAÇÃO POPULAR

15h • intervalo

15h15min • sessão de comunicação

 

LEITURA, ESCRITA E EDUCAÇÃO POPULAR

mediação Profa. Dra. Darlene Webler (FURG)

Education_Tree.png
10 DE NOVEMBRO/2022 • QUINTA-FEIRA

8h30min • sessão de comunicação

 

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

10h • intervalo

10h30min • sessão de comunicação

 

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

mediação Profa. Dra. Marlene Zwierewicz (UNIARP)

15h • intervalo

15h15min • Projetos finalistas

Mostra Virtual Leitura: teoria e prática

Participantes das cidades de Garopaba, Imbituba, Paulo Lopes, Pescaria Brava, Imaruí e Capão do Leão

mediação

Profa. Msc. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)

Profa. Dra. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis)

 

17h • Encerramento

Cerimônia de encerramento
e apresentação Cultural

12h • intervalo

13h30min • palestra


LER COM O BEBÊ: UMA EXPERIÊNCIA DE ESCUTA E PRESENÇA 

com Daniela Padilha

mediação Profa. Msc. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)

Quando estamos lendo com os bebês, eles entendem a história? E se eles saírem engatinhando? O que observar? Partindo da premissa que os bebês são cidadãos, e por isso tem direito à literatura, direito este garantido pela Constituição, trilharemos um percurso sobre literatura para bebês e as relações de leitura que consideram tanto o bebê como o adulto de referência na construção da narrativa. Para isso, analisaremos em conjunto alguns títulos da coleção Literatura de Colo e possibilidades de mediação.

O MENINO TOM - adaptação livre da história original "Tom" de André Neves 

Contação de histórias
com Heidi Monezzi

logo sele 3 final_Prancheta 1.png
Palestr III

PALESTRANTES / MEDIADORES

Cristiane_Tavares.jpeg
Cristiane Tavares

Doutoranda em Educação (UNIFESP) e mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP). Coordena o curso de pós-graduação Literatura para crianças e jovens, no Instituto Vera Cruz (SP) e o Projeto Jaê - Educação para a Equidade, uma parceria da CE CEDAC, com o Itaú Social e a Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara D'Oeste. Autora de Quintais (2007), Aos olhos do mar (2015) e co-organizadora de  Literatura e Educação (Editora Zouk, 2021).

Cristino Wapichana 2.jpg
Cristino Wapichana

É escritor, músico, compositor, cineasta e contador de histórias. É autor do livro A Boca da Noite, este vencedor da Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan 2018, do International Board on Books for Young People (IBBY); Escritor escolhido pela Seção IBBY Brasil para figurar a Lista de Honra do IBBY 2018:  Prêmio FNLIJ 2017 nas categorias Criança e Melhor Ilustração; Prêmio Jabuti 2017; finalista do Prêmio Jabuti 2019. Selo White Revens – Biblioteca de Munique – 2017. Medalha da Paz – Mahatma Gandhi 2014. Livros selecionados para o clube de leitura da ONU 2021. Selo da Cátedra da Unesco – 2022.

Daniela_Padilha_3.jpeg
Daniela Padilha

Formada em Letras com especialização em Escutas Antropológicas da Infância, é mestranda na UNIFESP no programa Educação e Saúde de Crianças e Adolescentes. É fundadora e editora da Jujuba, uma casa editorial especializada em literatura para bebês e crianças. Com diversos prêmios, em 2022 a Jujuba foi indicada ao prêmio BOP, de melhor editora do mundo, pela feira de Bologna.  Desde 2019, edita a coleção Literatura de Colo, com livros que consideram o bebê como leitor.

Gabi Romeu3.jpg
Gabriela Romeu

Escritora, documentarista e pesquisadora das infâncias, há mais de vinte anos desenvolve projetos que criam pontes entre infâncias e realidades. No jornal Folha de S.Paulo, editou o caderno Folhinha e é uma das idealizadoras do Infâncias (www.projetoinfancias.com.br). É autora de livros que recontam o real e o imaginário das infâncias brasileiras, como Terra de Cabinha (Peirópolis), Lá no Meu Quintal (Peirópolis) e Menininho (Panda Books).

7a50a442-7594-4622-8f13-7426da67a831.JPG
Juliana Pádua S. Medeiros

Membro dos grupos de pesquisas “Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens” (USP), “O discurso pedagógico de Paulo Freire: uma leitura” (MACKENZIE) e “Literatura Infantil e Juvenil” (UNIFESSPA), no qual é vice-líder. Doutora em Letras (MACKENZIE), mestre em Letras (USP), especialista em Literatura e Artes Visuais (UNIFEV) e graduada em Letras (FEF). Coautora de mais 20 livros teóricos.

magadpucci1260-750x450.jpg
Magda Pucci

Musicista, antropóloga, pesquisadora de músicas do mundo e das musicalidades indígenas, educadora musical, curadora de festivais e ações de formação e autora de seis livros. Formada em Música pela USP, é mestre em Antropologia pela PUC-SP e Doutora em Pesquisa Artística pela Universidade de Leiden, na Holanda. É diretora do Mawaca, grupo que recria canções de várias partes do mundo, buscando mostrar a diversidade sonora de grupos minoritários. Tem desenvolvido projetos em colaboração com comunidades como Kayapó, Guarani Kaiowá, Huni-Kuin, Paiter Surui, Waujá, Ikolen-Gavião, Fulni-ô e outros, além de projetos sociais com crianças em ONGs e refugiados em São Paulo.

Rafael Montoito.jpeg
Rafael Montoito

Graduado em Matemática (UFPel), mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UFRN), doutor em Educação para a Ciência (UNESP), pós-doutor pelo Departamento de Literatura Inglesa (University of Birmingham). Atualmente leciona no IFSul (Campus Pelotas), onde orienta no Programa de Pós-graduação em Educação; orienta também no Mestrado em Educação Matemática (UFPel). Publicou diversas obras sobre matemática e literatura, como “Chá com Lewis Carroll”.

Antonio Mauricio.jpeg
Antônio Mauricio Medeiros Alves (mediador)

É licenciado em Matemática e Graduado em Pedagogia, Especialista em Educação Matemática e Mestre e Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), lotado no Departamento de Ensino da Faculdade de Educação. Atua como docente do Curso de Pedagogia, na área de Ensino de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Mestrado em Educação Matemática.

Darlene Webler.jpg
Darlene Webler (mediadora)

Darlene Webler tem doutorado em Letras-Estudos da Linguagem, especialidade Teorias do Texto e do Discurso (UFRGS) e mestrado em Linguística Aplicada, especialidade Linguística Textual (UNISINOS). É professora-associada da Universidade Federal do Rio Grande/FURG, vinculada ao Instituto de Letras e Artes, atua atualmente como docente (graduação e pós-graduação) e vice-diretora do Campus Santo Antônio da Patrulha/FURG-SAP, além de integrar diferentes Conselhos (Administração Superior e do Campus) e Comitês (Extensão, Inovação e Tecnociência Solidária), programas e projetos.

luana.jpg
Luana de Gusmão Silveira (mediadora)

Mestre em Letras – Estudos da Linguagem, especialidade Teorias do Texto e do Discurso, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. É docente do Instituto Federal de Santa Catarina – câmpus Garopaba e atua no desenvolvimento de cursos, oficinas e projetos de pesquisa e extensão voltados à formação continuada de professores. Coordena o Seminário de Educação, Leitura e Escrita - SELE, o projeto IFSCineminha: arte e cultura na infância, cursos de formação continuada para professores em Leitura: teoria e prática; e o Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas. É líder do Grupo de Pesquisa em Linguagens e Imigrações (GEPLI), cadastrado no CNPq.

Mari.jpg
Marizete Bortolanza Spessato (mediadora)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, com estágio de doutoramento na Università Degli Studi di Padova-Italia e mestre em Linguística pela UFSC. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Docente do Câmpus Florianópolis, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC. Também coordena o Seminário de Educação, Leitura e Escrita - SELE.

Marlene.jpg
Marlene Zwierewicz (mediadora)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica e do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade – GCET. Coordenadora - com Saturnino de la Torre - da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC. Responsável com Saturnino de la Torre (Universidade de Barcelona) pela criação da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores - PCE.

bottom of page