APRESENTAÇÃO

O II Seminário de Educação, Leitura e Escrita (SELE) é organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC, câmpus Garopaba e Centro de Referência em Formação e EaD-Cerfead, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Garopaba e Imbituba. Conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina-FAPESC, por meio do edital PROEVENTOS 02/2020.

As atividades que fazem parte da programação darão continuidade às discussões realizadas na primeira edição, proporcionando, além de uma interação qualitativa entre professores da Rede Básica de Ensino e pesquisadores de diferentes instituições acadêmicas, reflexões a respeito das práticas de ensino ligadas à leitura, escrita e compreensão de textos.

O SELE também é resultado de ações de extensão e pesquisa desenvolvidas pelo IFSC. Desde 2018, são realizadas edições do curso Leitura: teoria e prática, uma formação continuada na qual professores da Educação Básica refletem sobre estratégias para ampliar a compreensão leitora dos estudantes. Os resultados desse trabalho podem ser conferidos na mostra que leva o mesmo nome do curso (Leitura: teoria e prática). Todos os participantes do SELE estão convidados a conferir a mostra. Aproveite e deixe lá o seu voto para o trabalho que mais chamou sua atenção!

O perfil de leitores de estudantes e professores da Educação Básica da região de abrangência deste evento também está sendo analisado, por meio de estudos realizados pelas professoras coordenadoras do SELE. Esses dados permitem pensar em novas estratégias formativas, em um ciclo em que ensino, pesquisa e extensão estão sempre interligados!

A programação desta edição do SELE prevê uma abordagem multidisciplinar no que concerne ao trabalho com a leitura e a escrita. Dessa forma, espera-se proporcionar o entrecruzamento da produção científica com as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Esse movimento permite a promoção de novas práticas pedagógicas, questionando-as ou comparando-as com as já estabelecidas.

Para isso, propõe-se uma programação que contemple a dimensão pragmática do trabalho com a leitura e a escrita, revelando que o ato de LER, ESCREVER e COMPREENDER textos em suas diferentes materialidades não está restrito às aulas de língua materna, e, sim entrelaçado com todas as áreas do conhecimento.

CONFIRA OS REGISTROS DO I SELE

O I SELE aconteceu nos dias 22 e 23 de novembro de 2019 no Centro Multiuso do Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Garopaba, em Garopaba - Santa Catarina.

Profa. Luana de Gusmão Silveira
(IFSC-Garopaba);

Coordenação Geral do Evento

Profa. Marizete Bortolanza Spessatto
(IFSC-CERFEaD);

Coordenação Geral do Evento

Profa. Fabiana Besen
(IFSC-Reitoria);

Profa. Micheline Sartori
IFSC-Garopaba);

Josiane Vieira Campos 
(IFSC-Garopaba);

Profa. Shirley dos Santos
(SMEC – Garopaba – egressa do curso
de Leitura: teoria e prática);

Profa. Rosi Pacheco
(SMEC - Garopaba);

Mariana Costa
(Aluna bolsista IFSC-Garopaba)
.

COMISSÃO ORGANIZADORA DO II SELE