V SELE
O Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas, 2ª edição, visa fomentar o acesso à leitura, à literatura e ao livro. Trata-se de um projeto cultural, formativo, educativo, cuja realização está sendo possível graças ao apoio financeiro da Fundação Catarinense de Cultura, por meio do prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura/Artes – Edição 2023. O projeto, realizado em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina e a Secretaria Municipal de Educação de Paulo Lopes, almeja aprimorar as práticas pedagógicas e culturais desenvolvidas em sala de aula, a partir da integração da literatura às atividades curriculares, contribuindo, assim, para a melhora dos níveis de letramento dos estudantes da Rede Básica.
OFICINAS
1. INFÂNCIAS: MODOS DE INVENTARIAR
- com Gabriela Romeu
Atividade presencial, aberta ao público - máximo 150 professores da rede básica de ensino.
5 de abril 2024 • 13h30min às 17h30min • Auditório do IFSC-Garopaba
​
2. MINHA ESCOLA, MINHA CIDADE, MEUS CHÃOS: UM INVENTÁRIO POÉTICO E LITERÁRIO
- com Luana de Gusmão e Marizete Spessatto
Atividade presencial - exclusiva para 30 professores-cursistas vinculados ao projeto
Sextas-feiras • 13h30min às 17h30min • SMEC - Paulo Lopes
3. CARTOGRAFIA POÉTICA DA MEMÓRIA - MAPAS E PERCURSOS AFETIVOS PARA ACORDAR INFÂNCIAS
- com Alessandra Roscoe
Atividade online, aberta ao público - sem limitação de participantes
24 de maio 2024 • 13h30min às 15h • CANAL YOUTUBE IFSC-Garopaba
​
4. MAPEANDO AS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA
5. DA JANELA DA ESCOLA, EU VEJO A POESIA
6. A BUSCA PELO POÉTICO NO COTIDIANO DA ESCOLA
- com Luana de Gusmão e Marizete Spessatto
Atividades presenciais - exclusivas para 30 professores-cursistas vinculados ao projeto
Sextas-feiras • 13h30min às 17h30min • SMEC - Paulo Lopes
EQUIPE
Luana de Gusmão
coordenação
Alessandra Roscoe
formadora
Gabriela Romeu
formadora
Marizete Spessatto
formadora
LUANA DE GUSMÃO SILVEIRA é mestre em Letras pela UFRGS, integrou o quadro de docentes efetivos da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Pelotas/RS, lecionando em turmas de Ensino Fundamental e Médio. Foi docente/pesquisadora na Universidade Federal de Pelotas, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), em cursos de Especialização e Graduação. Atuou como formadora de professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Lecionou, ainda, como professora na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Em 2015, integrou o quadro de docentes efetivos do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Caçador. No campus Caçador, implementou a primeira turma do curso de Ensino de Língua e Cultura Portuguesa para refugiados, até então inexistente no âmbito do IFSC. E, em 2018, passou a lecionar no IFSC-Campus Garopaba. Durante essa trajetória, tem desenvolvido inúmeros projetos de ensino, cultura, pesquisa e extensão, com foco no trabalho com a leitura e a escrita, tanto com o público de crianças e jovens, quanto com professores da Rede Básica, por meio de cursos e eventos voltados para a formação continuada de formadores. Dentre eles, o Seminário de Educação, Leitura e Escrita - SELE, o projeto de extensão IFSCineminha: arte e cultura na infância, o curso de formação continuada para professores em Leitura: teoria e prática; e o Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas, que já está em sua segunda edição. Contato: luana.gusmao@ifsc.edu.br ou transvendoasescolas@gmail.com
​
ALESSANDRA ROSCOE é jornalista e escritora com mais de 50 títulos publicados. Coordena o Uniduniler todas as letras, que atua na formação de leitores com públicos diversos, de bebês ainda no ventre a idosos. Em 2013 passou a realizar também o Festival Itinerante de Leitura e foi finalista do Prêmio Jabuti. Já teve títulos em catálogos internacionais, selecionados em programas de governo e obras publicadas em inglês e espanhol.
GABRIELA ROMEU é escritora, jornalista e documentarista, com mais de vinte anos de atuação em projetos que criam pontes entre infâncias. No jornal Folha de S.Paulo, editou o caderno Folhinha e coordenou o projeto Mapa do Brincar (www.mapadobrincar.com.br), vencedor do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (2010). É autora de livros que recontam o real e o imaginário das infâncias brasileiras – Tutu-Moringa – História que Tataravó Contou (Companhia das Letrinhas), Terra de Cabinha (Peirópolis), Lá no Meu Quintal (Peirópolis), Menininho (Panda Books), Diário das águas (Peirópolis) e Noite de brinquedo, muitos deles indicados ou premiados pelo Jabuti, pela FNLIJ e pela Cátedra Unesco. É corroteirista do documentário Disque quilombola e diretora de Meninos e reis e Quintais do Xingu. Atuou como cocuradora da exposição Trilhas do Brincar, que circulou por três unidades do Sesc-SP, e das instalações Inventário dos Cabinhas, Infâncias e Na rua dos Meninos... em unidades do Sesc e outros espaços culturais. É uma das idealizadoras do Infâncias
(www.projetoinfancias.com.br), projeto que documenta a vida das crianças em diferentes lugares do país.
MARIZETE BORTOLANZA SPESSATTO é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, com estágio de doutoramento na Università Degli Studi di Padova-Italia e mestre em Linguística pela UFSC. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Docente do Câmpus Florianópolis, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC. Também coordena o Seminário de Educação, Leitura e Escrita - SELE.
HISTÓRICO
A primeira edição do Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas, executada em 2022, serviu como piloto para edições futuras, a serem estendidas a outros municípios do estado. Na primeira versão, contou com o envolvimento de professores vinculados à Rede Municipal de Educação de Garopaba, atuantes na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.
Confira alguns registros das atividades desenvolvidas na primeira edição do projeto.
KIT FORMATIVO
Confira os materiais que acompanham o kit formativo entregue aos 30 professores selecionados para participarem do Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas – 2ª edição:
​
• ECOBAG recheada de livros e experiências;
• LIVRO Terra de Cabinha – pequeno inventário de meninos e meninas do sertão, de Gabriela Romeu (São Paulo: Peirópolis, 2016). O livro será nosso carro-chefe, guiará as reflexões e discussões durante todo o percurso formativo.
• LIVRO Da minha janela, de Otávio Júnior (São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019).
• LIVRO Caixinha de guardar o tempo, de Alessandra Roscoe (São Paulo: editora Gaivota, 2012).
• CADERNO de registro das leituras, reflexões feitas nos encontros formativos e atividades desenvolvidas com os estudantes, nas escolas, a partir das propostas a serem partilhadas ao longo do percurso.
• PACOTE COM CADERNO, CANETA e BOTTON personalizados com as logomarcas do projeto, instituições responsáveis pela realização e patrocinadoras.
• MARCA-PÁGINAS para não perder o ponto da leitura.