VI SELE


O Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas, 3ª edição, tem como objetivo fomentar o acesso à leitura, à literatura e ao livro. Trata-se de um projeto cultural, formativo e educativo, viabilizado com o apoio financeiro da Fundação Catarinense de Cultura, por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Artes – Edição 2024. Realizado em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina e a Secretaria Municipal de Educação de Pescaria Brava, o projeto busca aprimorar as práticas pedagógicas e culturais desenvolvidas em sala de aula, integrando a literatura às atividades curriculares e contribuindo para a melhoria dos níveis de letramento dos estudantes da rede básica de ensino. As edições anteriores do projeto foram realizadas nos municípios de Garopaba e Paulo Lopes, fortalecendo a proposta de levar a literatura para diferentes comunidades escolares.
OFICINAS
1. DIÁRIO DE POETA: A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO COMO FERRAMENTA DO SENTIR
- com Penélope Martins
Atividade online, aberta ao público - sem limitação de participantes.
8 de agosto 2025 • 10h às 12h • CANAL YOUTUBE IFSC-Garopaba
2. INFÂNCIAS E POÉTICAS: OS LIVROS QUE SE ABREM EM JANELAS PARA AS CULTURAS INFANTIS E POPULARES
- com Gabriela Romeu
EVENTO LOTADO
Atividade presencial, aberta ao público - máximo 150 professores da rede básica de ensino.
19 de agosto 2025 • 13h30min às 17h30min • Auditório do IFSC-Garopaba
3. A MEDIDA POÉTICA DAS COISAS - ENTRE MEMÓRIAS E AFETOS, A PALAVRA A COSTURAR FANTASIA NOS FIOS DO DIA A DIA!
- com Alessandra Roscoe
Atividade online, aberta ao público - sem limitação de participantes
17 de novembro 2025 • 10h às 12h • CANAL YOUTUBE IFSC-Garopaba
4. MAPEANDO AS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA
5. DA JANELA DA ESCOLA, EU VEJO A POESIA: A BUSCA PELO POÉTICO NO COTIDIANO DA ESCOLA
6. MINHA ESCOLA, MINHA CIDADE, MEUS CHÃOS: UM INVENTÁRIO POÉTICO E LITERÁRIO
- com Luana de Gusmão
Atividades presenciais - exclusivas para 40 professores-cursistas vinculados ao projeto
Sextas-feiras • 18h às 22h • SMEC - Pescaria Brava
EQUIPE

Luana de Gusmão
coordenação
_JPG.jpg)
Alessandra Roscoe
formadora

Gabriela Romeu
formadora

Penélope Martins
formadora
LUANA DE GUSMÃO SILVEIRA coordenadora e idealizadora do evento, é mestre em Letras pela UFRGS, integrou o quadro de docentes efetivos da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Pelotas/RS, lecionando em turmas de Ensino Fundamental e Médio. Foi docente/pesquisadora na Universidade Federal de Pelotas, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), em cursos de Especialização e Graduação. Atuou como formadora de professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Lecionou, ainda, como professora na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Em 2015, integrou o quadro de docentes efetivos do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Caçador. No campus Caçador, implementou a primeira turma do curso de Ensino de Língua e Cultura Portuguesa para refugiados, até então inexistente no âmbito do IFSC. E, em 2018, passou a lecionar no IFSC-Campus Garopaba. Durante essa trajetória, tem desenvolvido inúmeros projetos de ensino, cultura, pesquisa e extensão, com foco no trabalho com a leitura e a escrita, tanto com o público de crianças e jovens, quanto com professores da Rede Básica, por meio de cursos e eventos voltados para a formação continuada de formadores. Dentre eles, o Seminário de Educação, Leitura e Escrita - SELE, o projeto de extensão IFSCineminha: arte e cultura na infância, o curso de formação continuada para professores em Leitura: teoria e prática; e o Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas, que já está em sua terceira edição. Contato: luana.gusmao@ifsc.edu.br ou transvendoasescolas@gmail.com
ALESSANDRA ROSCOE é jornalista, escritora e mediadora de leituras. Publicou mais de 50 livros. Atualmente é considerada uma referência em literatura para bebês e crianças. Foi uma das pioneiras na publicação de livros com texto focados na poética da primeira infância e vem revolucionando as formas de ler no Brasil. Criou um Clube de Leitura para bebês, com encontros semanais e acervo selecionado. Realiza oficinas de leitura com grávidas, leituras com bebês cegos, autistas, em hospitais. Promove revoadas poéticas com trechos de livros impressos em pipas ilustradas e encontros de leituras partilhadas com idosos e pacientes de Alzheimer. Em 2013, criou o Projeto Uniduniler todas as letras www.uniduniler.com.br e desde então realiza o Festival Itinerante de Leitura com escritores, ilustradores e mediadores de leitura do Brasil e de várias partes do mundo em ações literárias e artísticas. Alessandra faz questão de acordar infâncias em gente de todas as idades com seus livros e sua arte! O primeiro título publicado A menina que pescava estrelas, foi adaptado para um curta de animação no cinema. Caixinha de guardar o tempo foi finalista do Prêmio Jabuti, em 2013 e ganhou edição em inglês. Em 2024 ganhou com Quando as coisas desacontecem o prêmio FNLIJ de Melhor livro para crianças. A autora teve vários títulos selecionados em compras de governo, publicados na Inglaterra, Argentina e Portugal e encaminhados para acervos de bibliotecas na Europa e nos Estados Unidos.
GABRIELA ROMEU é escritora, jornalista e documentarista, há mais de vinte anos desenvolve projetos que criam pontes entre realidades e infâncias. No jornal Folha de S.Paulo, editou o caderno Folhinha e coordenou o projeto Mapa do Brincar, vencedor do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo (2010). Atuou na crítica de teatro infantil e escreveu sobre literatura e cinema, sempre integrando diversas comissões de festivais, mostras e editais voltados à produção cultural para a infância. É autora e coautora de livros que recontam o real e o imaginário das infâncias brasileiras –Terra de Cabinha (Prêmios Jabuti 2017, Cátedra Unesco e FNLIJ), Lá no meu quintal (Prêmio FNLIJ e finalista Jabuti), Menininho (finalista Jabuti) e Diário das águas (Melhor Livro de Poesia pela FNLIJ). É corroteirista do documentário Disque Quilombola e diretora de Meninos e Reis e Quintais do Xingu. É curadora de exposições e instalações que circulam em diferentes espaços culturais (Sescs, festivais). É uma das idealizadoras do Infâncias (www.projetoinfancias.com.br), projeto que documenta a vida das crianças em diferentes lugares do país.
PENÉLOPE MARTINS (Mogi das Cruzes, São Paulo, 1973) é escritora e narradora de histórias. Advogada especializada em Direitos Humanos, dedica-se à formação de novos leitores desde 2006, produzindo conteúdo para o desenvolvimento contínuo de educadores e mediadores. Participou de coletivos de mulheres com poesia autoral; é autora e curadora do projeto Mulheres que leem mulheres; criadora da revista virtual e podcast Toda hora tem história com apoio da Lei Aldir Blanc. Entre seus livros publicados, estão: Minha vida não é cor-de-rosa; Uma boneca para Menitinha, escrito em parceria com Tiago de Melo Andrade; e Pés descalços, todos ganhadores do Prêmio Biblioteca Nacional e selecionados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos – PNLD; Ainda assim te quero bem, escrito em parceria com Caio Riter, vencedor do Prêmio da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ, categoria texto jovem.
KIT FORMATIVO
Confira os materiais que acompanham o kit formativo entregue aos 40 professores selecionados para participarem do Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas – 3ª edição:
• ECOBAG recheada de livros e experiências;
• LIVRO Terra de Cabinha – pequeno inventário de meninos e meninas do sertão, de Gabriela Romeu (São Paulo: Peirópolis, 2016). O livro será nosso carro-chefe, guiará as reflexões e discussões durante todo o percurso formativo.
• LIVRO Poemas do jardim de Penélope Martins e Fê (São Paulo: Krauss Editora).
• LIVRO Caixinha de guardar o tempo, de Alessandra Roscoe (São Paulo: editora Gaivota, 2012).
• CADERNO de registro das leituras, reflexões feitas nos encontros formativos e atividades desenvolvidas com os estudantes, nas escolas, a partir das propostas a serem partilhadas ao longo do percurso.
• PACOTE COM CADERNO, CANETA e BOTTON personalizados com as logomarcas do projeto, instituições responsáveis pela realização e patrocinadoras.
• MARCA-PÁGINAS para não perder o ponto da leitura.




HISTÓRICO
A PRIMEIRA EDIÇÃO do Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas, executada em 2022, serviu como piloto para edições futuras, a serem estendidas a outros municípios do estado. Na primeira versão, contou com o envolvimento de professores vinculados à Rede Municipal de Educação de Garopaba, atuantes na Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.
Confira alguns registros das atividades desenvolvidas na primeira edição do projeto.
A SEGUNDA EDIÇÃO do Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas, executada em 2024, visou fomentar o acesso à leitura, à literatura e ao livro. Realizado em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina e a Secretaria Municipal de Educação de Paulo Lopes, aprimoroiu as práticas pedagógicas e culturais desenvolvidas em sala de aula, a partir da integração da literatura às atividades curriculares, contribuindo, assim, para a melhora dos níveis de letramento dos estudantes da Rede Básica.









