VI SELE


PROGRAMAÇÃO 2024
4 DE NOVEMBRO/2024 • SEGUNDA-FEIRA
14h - cerimônia de abertura
ABERTURA OFICIAL DO EVENTO
15h - mesa de abertura
PERCEPÇÃO AVIVADA: A LITERATURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA
com Profa. Dra. Juliana Pádua (GEPLIJ/UNIFESSPA - Marabá)
mediação Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis)
local Auditório do IFSC-Garopaba e transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC

A literatura, em estado de infância, é um convite à exploração dos múltiplos sentidos, tanto os depreendidos pelas leituras das obras quanto os despertados no corpo durante as performances leitoras. Nos primeiros anos de vida, quando tudo se figura como descoberta e inaugural, isso ganha maior amplidão. Com base em uma perspectiva cognitivo-sensório-motora, esta palestra se debruça sobre as diferentes linguagens que compõem o objeto livro, refletindo como elas aguçam uma percepção avivada plural. Para tanto, serão apresentadas obras literárias contemporâneas, sendo algumas de coautoria da palestrante
5 DE NOVEMBRO/2024 • TERÇA-FEIRA
10h • intervalo
10h30min • sessão relatos de experiência
LEITURA, LINGUAGEM E MATEMÁTICA
mediação Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves (UFPel)
local Auditório das SMECs parceiras e transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC
12h • intervalo
13h30min • palestra
EDUCAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES: OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
com Prof. Dr. Fernando José Fraga de Azevedo (Universidade do Minho – Portugal)
mediação Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis)
local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC
Esta palestra abordará a importância da educação literária e da formação de leitores, destacando os desafios contemporâneos enfrentados tanto dentro quanto fora da escola. Serão discutidos, entre outros aspetos, os impactos do ‘gaming’, que pode estimular a atenção dos jovens para outras formas de revisitar a leitura e a educação literária. Além disso, a palestra explorará como aplicativos de IA podem ser utilizados como ferramentas eficazes para estimular o interesse pela leitura, oferecendo novas formas de envolvimento e tornando a experiência literária mais atraente e acessível para as novas gerações.
15h • intervalo
15h15min • palestra
ACERVOS LITERÁRIOS E A ORIGEM CONTINENTAL AFRICANA
com Profa. Dra. Heloísa Pires Lima (São Paulo)
mediação Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis)
local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC
A criança ou o/a adolescente pode vir a se relacionar com os inúmeros personagens e ambientes de algum acervo literário à sua disposição. E quando a leitura se depara com uma voz que remete à origem africana em alguma parte desse percurso? É possível eleger alguns aspectos sensíveis que provoquem a forma de perceber livros e infâncias. E já que a pergunta é “quando?”, ela impõe a perspectiva temporal para a produção e a audiência dos materiais. A escritora também apresentará as respostas que vem construindo em sua jornada como educadora e escritora.

6 DE NOVEMBRO/2023 • QUARTA-FEIRA
8h30min • palestra
O ESTRANHAMENTO NA ARTE:
REFLEXÕES SOBRE LIVROS PARA BEBÊS, CRIANÇAS E JOVENS
com Escritora e pesquisadora Aline Abreu (PUC-SP)
mediação Profa. Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis) e Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)
local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC
Nosso encontro trará a proposição de um modo de produzir e pensar arte que visa a produção de deslocamentos perceptivos em seus receptores. Como podemos pensar esse procedimento artístico no contexto dos livros para bebês, crianças e jovens e como buscar reconhecer o potencial de expansão de nossos repertórios a partir dessas leituras? Buscaremos refletir em conjunto sobre essas proposições com o apoio de exemplos práticos.
.
10h • intervalo
10h30min • palestra
LER COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: ESTRATÉGIAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA
com Profa. M.e Cássia Bittens (PUC-SP)
mediação Profa. Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis) e Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)
local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC
A palestra tem como objetivo sensibilizar professoras e professores da educação infantil sobre a importância da leitura para bebês e crianças pequenas, destacando aspectos emocionais, sociais e cognitivos. Assim, serão discutidos temas como a relevância do vínculo afetivo, o livro literário como processo humanizador e as características dos livros para a primeira infância. As referências incluem os psicanalistas Donald Winnicott, Victor Guerra e Bernard Golse, o sociólogo Antonio Candido, e as pesquisadoras Diana Navas e Bettina Kümmerling-Meibauer.
12h • intervalo

13h30min • mesa-redonda
EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA E A ESCRITA NA AMÉRICA LATINA
com Profa. Dra. Myriam Esther Ortiz Padilla (Universidade Simón Bolívar - Colômbia)
Profa. Dra. Glória Clemencia Valencia (Universidade de Manizales – Colômbia)
Prof. Dr. Saturnino de La Torre (Red Internacional de Escuelas Creativas – Barcelona)
mediação Profa. Dra. Marlene Zwierewicz (UNIARP- Brasil))
local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC
7 DE NOVEMBRO/2024 • QUINTA-FEIRA
8h30min • sessão de relatos de experiência >> PROGRAMA <<
LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
10h • intervalo
10h30min • sessão relatos de experiência
LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
mediação Profa. Dra. Marlene Zwierewicz (UNIARP)
local Salas de aula da UNIARP e transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC
12h • intervalo
13h30min • oficina
O ATELIÊ E A LEITURA DA PAISAGEM
com Arte-educadora Rayssa Oliveira (São Paulo)
mediação Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis)
local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC
Um encontro para falar das possibilidades do ateliê na escola da infância como caminho para abrir mundos no encontro com a paisagem. O ateliê como convite a ler o mundo ao redor e desvelar camadas a cada miudeza encontrada.
15h • intervalo
15h15min • oficina
MALA LIVRO: O QUE PODE CABER?
com Arte-educadora Juliana Carnasciali (JulliPop) (São Paulo)
mediação Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis)
local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC
A partir da metáfora em que uma mala guarda um imenso repertório cultural, sensorial e intelectual, e que nós, seres humanos, somos grandes livros sendo escritos na viagem da vida, o encontro "Mala livro: o que pode caber?" vem convocar a todas as pessoas envolvidas, um enlace com suas bagagens desde a infância até aqui, especificamente artísticas e literárias, em diálogo com a bagagem apresentada pela artista educadora. Experimentar, via uma prática estética, o que pode caber, é o mote do encontro.

8 DE NOVEMBRO/2024 • SEXTA-FEIRA
8h30min • sessão de relatos de experiência >> PROGRAMA <<
Grupo de estudo OLHAR E GESTO DE DESCOBERTA: REFLEXÕES SOBRE OS MULTIVERSOS DA LITERATURA DE INFÂNCIA (Diversos Estados do Brasil)
10h • intervalo
10h30min • sessão relatos de experiência
Grupo de estudo OLHAR E GESTO DE DESCOBERTA: REFLEXÕES SOBRE OS MULTIVERSOS DA LITERATURA DE INFÂNCIA (Diversos Estados do Brasil)
mediação Profa. Dra. Juliana Pádua (GEPLIJ/UNIFESSPA - Marabá)
local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC
12h • intervalo
13h30min • palestra
CORDEL, MEMÓRIA E TRADIÇÃO
com Escritor Marco Haurélio
mediação Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis)
local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC
15h15min • PROJETOS FINALISTAS
IV Mostra Virtual de Projetos: Leitura, teoria e prática
Participantes das cidades de Garopaba, Laguna, Imbituba, Paulo Lopes, Pescaria Brava e Capão do Leão.
mediação
Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis)
local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC
17h • Encerramento
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO
Apresentação Cultural
OS CICLOS DE LUNAR
com Laura Tamiana
Tudo que é vivo se move em ciclos. Tudo o que é vivo um dia existe em potencial, nasce, cresce, amadurece, envelhece e morre, para renascer. Foi a partir de investigações sobre essa inteligência cíclica da vida que a artista Laura Tamiana concebeu seu projeto musical LUNAR – álbum e espetáculo –, com um repertório autoral pontuado de cantigas tradicionais brasileiras e africanas. Nesta apresentação OS CICLOS DE LUNAR, composta especialmente para o evento, a artista faz uma partilha sobre a consciência dos ciclos, abordando seu potencial para o fazer criativo, pontuada com trechos gravados de apresentações do espetáculo Lunar.
O que conecta a Literatura de Cordel aos contos de tradição oral e às mitologias do mundo antigo? E o que isso tem a ver com os contos de fadas e com a literatura para as infâncias? Marco Haurélio, estudioso do cordel e da tradição oral, responderá a esta e outras perguntas em um encontro imperdível.
PALESTRANTES / MEDIADORES
Mari Bortolanza (mediadora)
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, com estágio de doutoramento na Università Degli Studi di Padova-Italia e mestre em Linguística pela UFSC. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Docente do Câmpus Florianópolis, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC. Também coordena o Seminário de Educação, Leitura e Escrita - SELE.
Marlene Zwierewicz (mediadora)
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica e do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade – GCET. Coordenadora - com Saturnino de la Torre - da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC. Responsável com Saturnino de la Torre (Universidade de Barcelona) pela criação da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores - PCE.

Aline Abreu
Aline Abreu, escritora e ilustradora, é autora de livros para bebês, crianças e pessoas de qualquer idade. É formada em Artes Visuais pela FAAP/SP, com mestrado em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP. Ministra cursos teóricos e workshops sobre a leitura de textos híbridos como os livros ilustrados contemporâneos. Em 2016, recebeu o Prêmio João-de- Barro na categoria livro ilustrado com Quase Ninguém viu, publicado em 2019 pela Jujuba Editora e honrado, no mesmo ano, com o selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura. Em 2020, Aline recebeu o troféu Monteiro Lobato conferido pela Revista Crescer. Em 2021 e 2023, participou da representação brasileira na Bienal de Ilustração de Bratislava (Eslováquia). Em 2022, foifinalista do Prêmio Barco a vapor (Fundação SM) com o juvenil Sementesde Mamona, publicado em 2023 pela editora FTD.

Cássia Bittens
É psicóloga, mestre e doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, focando na literatura e leitura para a primeira infância. Idealizadora do Programa Literatura de Berço, que promove a literatura desde o nascimento. Membro do grupo de Pesquisa CNPq A Voz escrita infantil e juvenil. Atua como formadora na Rede Municipal de São Paulo e integra o Conselho do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca – PMLLLB/SP.

Fernando Azevedo
É professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), atuando na graduação e pós-graduação nas áreas da Didática da Língua Portuguesa e da Formação de Leitores. É vice-presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, tendo sido diretor do Programa Doutoral em Estudos da Criança entre 2019 e 2024. É o responsável científico do Plano Local de Leitura das cidades de Braga e Guimarães. É Doutor em Ciências da Literatura. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), integra o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e pertence à Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Glória Clemência Valencia
Coordenadora do Doutorado em Educação da Universidade Católica de Manizales, Manizales, Colômbia. Doutorado em Educação. Temas de interesse:: subjetividade - educação - complexidade - convivência - cidadania. Atualmente desenvolve projetos sobre a configuração de subjetividades no habitus escolar e acadêmico associado a políticas nacionais derivadas de orientações de organismos internacionais. Coordena o núcleo colombiano da Rede Latino-Americana de Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais e da Rede de Pesquisa em Formação Cidadã.

Heloisa Pires Lima
É doutora em antropologia social. Ajudou a inventar a Escola Ibeji (1978, São Paulo), onde iniciou o aprendizado acerca dos acervos literários em ambientes educativos. Na área editorial é escritora de obras infanto-juvenis onde foca a origem continental africana para novas gerações. Jurada do prêmio Jabuti (2022). Atualmente, está Conselheira da Casa Sueli Carneiro.

Juliana Carnasciali
(JulliPop)
É idealizadora do projeto Mala Ateliê, junto de Guilherme Rossi. Paulista, é licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes de SP e pós graduada em Caminhada Como Método para Arte Educação, pela Casa Tombada com coordenação de Edith Derdyk. Foi premiada duas vezes pelo Instituto Arte na Escola e atua há 24 anos com arte e educação, dentro e fora das escolas.

Juliana Pádua S. Medeiros
Doutora e mestre em Letras, Juliana Pádua é vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literatura Infantil e Juvenil, o GEPLIJ (CNPq/UNIFESSPA). Além de pesquisadora com mais de 50 publicações, é formadora de professores, consultora pedagógica, mentora de projetos artístico-literários, facilitadora de processos criativos, leitora crítica, representante editorial, divulgadora escolar, designer instrucional, curadora de livros e escritora.

Marco Haurélio
É escritor e estudioso das tradições populares do Brasil, em especial do conto de tradição oral. Tem mais de cinquenta livros publicados, a maior parte voltada à literatura para as infâncias, com destaque para Contos Encantados do Brasil e O Dragão da Maldade e a Donzela Guerreira.

Myriam Padilla
Pós-Doutorado e Doutorado em Educação pela Universidade Autônoma de Madri. Coordenadora do Doutorado em Ciências da Educação da Universidade Simón Bolívar, Barranquilha, Colômbia. Pesquisadora associada e membro do Grupo Sinapsis Educativa e Social. Integra a equipe de membros Académicos do Ministério de Educação Nacional da Colômbia. Membro coordenador de la Rede Latinoamericana de Metodologías em Ciencias Sociais. Tem mais de 25 anos de experiência na docência universitária em instituições da Costa Caribenha. Tem diversas publicações tanto na área da de Psicologia como da Educação.

Rayssa Oliveira
Arte educadora, arquiteta urbanista (FAU USP), mestranda em Artes (ECA USP), autora do livro Espaços Afetivos, Habitar a Escola. É professora de artes na educação infantil, tendo atuado como educadora e formadora em espaços não escolares como Bináh Espaço de Arte, Sesc Pompeia, CENPEC e Instituto Tomie Ohtake. Atua em diferentes territórios com o Ateliê Itinerante Andorinha, um carro-ateliê que percorre escolas e outros espaços com propostas artísticas e convites ao encontro entre arte, natureza e território.

Saturnino de La Torre
Doutor em Filosofia e Letras pela Universidade de Barcelona. Professor de Ensino Fundamental desde 1968. Professor de Formação Profissional de 1974 a 1980, no Instituto Politécnico (Barcelona). Professor da Universidade de Barcelona desde 1974. Coordenador do Grupo de Assessoramento Didático (GIAD) da UB desde 1992. É criador do Seminário de Cinema Formativo (1995). Sua resenha biográfica aparece no Who is Who in Spain, e no Who is Who in the World (2000), por seus trabalhos sobre criatividade. Assessor Internacional de Criatividade, Presidente da Associação para a Criatividade e cofundador da Rede Internacional Ecologia dos Saberes (RIES) e da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

Antônio Mauricio Medeiros Alves (mediador)
É licenciado em Matemática e Graduado em Pedagogia, Especialista em Educação Matemática e Docência no Ensino Superior, Mestre e Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), lotado no Departamento de Ensino da Faculdade de Educação. Atua como docente do Curso de Pedagogia, na área de Ensino de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Mestrado em Educação Matemática.

Luana de Gusmão Silveira (mediadora)
Mestre em Letras – Estudos da Linguagem, especialidade Teorias do Texto e do Discurso, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. É docente do Instituto Federal de Santa Catarina – câmpus Garopaba e atua no desenvolvimento de cursos, oficinas e projetos de pesquisa e extensão voltados à formação continuada de professores. Coordena o Seminário de Educação, Leitura e Escrita - SELE, o projeto IFSCineminha: arte e cultura na infância, cursos de formação continuada para professores em Leitura: teoria e prática; e o Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas. É líder do Grupo de Pesquisa em Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Leitura e Escrita - GEPLE, cadastrado no CNPq.



Laura Tamiana
(artista)
É artista multidisciplinar, produtora e facilitadora de processos criativos e terapêuticos. Cria e desenvolve projetos que envolvem música, artes visuais, palavra, artes do corpo e culturas tradicionais, sempre com o propósito de promover o encontro entre pessoas e contextos, a partir de um viés afetivo e de questões em torno de identidade, pertencimento e memória. Com forte relação com as culturas populares brasileiras, vem também realizando desde 2017 intercâmbios junto às culturas da África Ocidental. É integrante dos grupos de tradição popular Boi Marinho, do qual é contra-mestra, e Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro. Cantora e compositora, tem circulado com seu projeto Lunar - espetáculo e álbum –, que traz canções autorais pontuadas de cantigas tradicionais brasileiras e africanas.
