VI SELE
PALESTRANTES / MEDIADORES

Ângela Balça
​
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, onde é Professora. Investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho. Diretora do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora entre 2021 e 2025. Professora Visitante da UNESP, São Paulo, Brasil. Investiga e publica na área da educação literária e da formação de leitores.

Daniel Munduruku
​
Daniel Munduruku é escritor, professor, pertencente ao povo Munduruku. Autor de 65 livros publicados no Brasil e no exterior, com foco em literatura infantojuvenil e paradidática, já recebeu prêmios como Jabuti, ABL e UNESCO. É doutor em Educação pela USP e pós-doutor em Linguística pela UFSCar. Dirige o Instituto Uka e o selo Uka Editorial, além de promover o Encontro de Escritores e Artistas Indígenas. Em 2023/24, atuou na novela Terra e Paixão, da TV Globo.

Fernando Azevedo
​
É professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), atuando na graduação e pós-graduação nas áreas da Didática da Língua Portuguesa e da Formação de Leitores. É vice-presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, tendo sido diretor do Programa Doutoral em Estudos da Criança entre 2019 e 2024. É o responsável científico do Plano Local de Leitura das cidades de Braga e Guimarães. É Doutor em Ciências da Literatura. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), integra o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ) e pertence à Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Glória Clemência Valencia
​
Coordenadora do Doutorado em Educação da Universidade Católica de Manizales, Manizales, Colômbia. Doutorado em Educação. Temas de interesse:: subjetividade - educação - complexidade - convivência - cidadania. Atualmente desenvolve projetos sobre a configuração de subjetividades no habitus escolar e acadêmico associado a políticas nacionais derivadas de orientações de organismos internacionais. Coordena o núcleo colombiano da Rede Latino-Americana de Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais e da Rede de Pesquisa em Formação Cidadã.

Myriam Padilla
​
Pós-Doutorado e Doutorado em Educação pela Universidade Autônoma de Madri. Coordenadora do Doutorado em Ciências da Educação da Universidade Simón Bolívar, Barranquilha, Colômbia. Pesquisadora associada e membro do Grupo Sinapsis Educativa e Social. Integra a equipe de membros Académicos do Ministério de Educação Nacional da Colômbia. Membro coordenador de la Rede Latinoamericana de Metodologías em Ciencias Sociais. Tem mais de 25 anos de experiência na docência universitária em instituições da Costa Caribenha. Tem diversas publicações tanto na área da de Psicologia como da Educação.

Penélope Martins
​
Mogi das Cruzes, São Paulo, 1973) é escritora e narradora de histórias. Advogada especializada em Direitos Humanos, dedica-se à formação de novos leitores desde 2006, produzindo conteúdo para o desenvolvimento contínuo de educadores e mediadores. Participou de coletivos de mulheres com poesia autoral; é autora e curadora do projeto Mulheres que leem mulheres; criadora da revista virtual e podcast Toda hora tem história com apoio da Lei Aldir Blanc. Entre seus livros publicados, estão: Minha vida não é cor-de-rosa; Uma boneca para Menitinha, escrito em parceria com Tiago de Melo Andrade; e Pés descalços, todos ganhadores do Prêmio Biblioteca Nacional e selecionados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos – PNLD; Ainda assim te quero bem, escrito em parceria com Caio Riter, vencedor do Prêmio da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – AEILIJ, categoria texto jovem.

Roselete Fagundes Aviz
​
É quilombola de Joinville - SC. Professora da UFSC, vinculada ao Departamento de Metodologia de Ensino e ao Programa de Pós-graduação em Educação. Apaixonada pela musicalidade do mundo e pelas poéticas da voz. Em 2023, foi contemplada no edital "Prêmio Carolina Maria de Jesus de Literatura Produzida por Mulheres" com o romance "EncaraCORlado". O livro é inspirado nas raízes da Comunidade Quilombola onde nasceu.

Saturnino de La Torre ​
​
Doutor em Filosofia e Letras pela Universidade de Barcelona. Professor de Ensino Fundamental desde 1968. Professor de Formação Profissional de 1974 a 1980, no Instituto Politécnico (Barcelona). Professor da Universidade de Barcelona desde 1974. Coordenador do Grupo de Assessoramento Didático (GIAD) da UB desde 1992. É criador do Seminário de Cinema Formativo (1995). Sua resenha biográfica aparece no Who is Who in Spain, e no Who is Who in the World (2000), por seus trabalhos sobre criatividade. Assessor Internacional de Criatividade, Presidente da Associação para a Criatividade e cofundador da Rede Internacional Ecologia dos Saberes (RIES) e da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

Antônio Mauricio Medeiros Alves (mediador)
​
É licenciado em Matemática e Graduado em Pedagogia, Especialista em Educação Matemática e Docência no Ensino Superior, Mestre e Doutor em Educação. Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), lotado no Departamento de Ensino da Faculdade de Educação. Atua como docente do Curso de Pedagogia, na área de Ensino de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Mestrado em Educação Matemática. Atualmente é pró-reitor de Ensino.

Chirley Domingues (mediadora)
​
Doutora em Educação (2017) - UFSC, com estágio sanduíche na Universidade de Évora (UE), Portugal (2015 /2016). Professora e Pesquisadora dos Programas de Pós-graduação PPGCL/UNISUL e PPGE/UNISUL. Vice-líder do Grupo de Pesquisa GEDIC - Grupo Educação, Infância e Cultura - UNISUL. Membro do LITERALISE: Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária - UFSC.

Juliana Pádua S. Medeiros (mediadora)
​
Doutora e mestre em Letras, Juliana Pádua é vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literatura Infantil e Juvenil, o GEPLIJ (CNPq/UNIFESSPA). Além de pesquisadora com mais de 100 publicações em formatos diversos, é editora, formadora de professores, consultora pedagógica, mentora de projetos artístico-literários, facilitadora de processos criativos, leitora crítica, representante editorial, divulgadora escolar, designer instrucional, curadora de livros e escritora.

Luana de Gusmão Silveira (mediadora)
​
Mestre em Letras – Estudos da Linguagem, especialidade Teorias do Texto e do Discurso, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. É docente do Instituto Federal de Santa Catarina – câmpus Garopaba e atua no desenvolvimento de cursos, oficinas e projetos de pesquisa e extensão voltados à formação continuada de professores. Coordena o Seminário de Educação, Leitura e Escrita - SELE, o projeto IFSCineminha: arte e cultura na infância, cursos de formação continuada para professores em Leitura: teoria e prática; e o Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas e o Livrolícias: mediação e formação literária É líder do Grupo de Pesquisa em Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Leitura e Escrita - GEPLE, cadastrado no CNPq.

Mari Bortolanza (mediadora)
​
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, com estágio de doutoramento na Università Degli Studi di Padova-Italia e mestre em Linguística pela UFSC. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Docente do Câmpus Florianópolis, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC. Também coordena o Seminário de Educação, Leitura e Escrita - SELE.

Marlene Zwierewicz (mediadora)
​
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Básica e do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade – GCET. Coordenadora - com Saturnino de la Torre - da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC. Responsável com Saturnino de la Torre (Universidade de Barcelona) pela criação da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores - PCE. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica - PPGEB (Mestrado e Doutorado Profissional)
ARTISTAS CONVIDADAS

ALICCE OLIVEIRA
(artista convidada)
​
Alicce Oliveira é atriz, narradora de histórias, produtora cultural e escritora; graduada em Pedagogia/ UFMT. Iniciou a carreira de atriz em 1994 e desde 2005 vem dedicando-se à Arte de Contar Histórias, com realização de palestras, cursos e espetáculos em eventos pelo Brasil. Em 2009 recebeu o Prêmio Funarte de "Teatro Myriam Muniz”, Idealizadora do projeto literário CONTOS DO MATO , entre outros projetos do segmento literário. Em 2025 recebeu o Prêmio Baobá dos Contadores de Histórias.

ROSANGELA DE CASTRO
(artista convidada)
​
Brincante por natureza. Educadora Cultural. Contadora de histórias. Professora de educação infantil. Idealizadora do Projeto Amora Cultural @aamoracultural. Pesquisadora associada NEAB/UDESC e GEPPPEI/UFRGS.
Graduada em Educação Física. Licenciatura Plena e Pedagogia. Pós-graduanda em História e Cultura Afro-brasileira.