V SELE
Resumo
Esse trabalho apresenta o desenvolvimento de uma oficina sobre o bioma Pampa, voltada a estudantes do Ensino Fundamental II, aplicada na E.M.E. F. Comunidade Parque Fragata, de Capão do Leão (RS), na semana do meio ambiente. A oficina teve como objetivo instigar os estudantes a conhecer as principais características da geografia do bioma Pampa, bem como identificar e reconhecer suas raízes, refletir sobre o lugar onde vivem e sobre as práticas socioeconômicas responsáveis pela degradação do bioma. O Pampa é o segundo bioma mais destruído do país, em que 50% do seu território já foi perdido e a principal causa é a pecuária extensiva e massiva. A oficina teve início com um questionamento sobre o que é bioma? Depois de apresentado o mapa dos biomas brasileiros e explicada a definição de um bioma, questionamos os alunos sobre quais biomas estamos inseridos. Então, apresentamos imagens de paisagens do planalto meridional, depressão central, escudo sul rio grandense e planície costeira, e discutimos os conceitos de geodiversidade e biodiversidade. Em seguida, falamos sobre as principais ameaças do Pampa, espacializando a expansão das fronteiras agrícolas com o cultivo de soja e espécies florestais exóticas, com o avanço dos processos de arenização e das ameaças que atingem o aquífero Guarani. Com um mapa do uso do solo do município do Capão do Leão, discutimos o que temos do bioma Pampa em nosso local e se está sendo preservado ou não. Ademais, levamos um mapa em papel pardo com com o contorno do bioma no qual haviam várias linhas vermelhas presas que se estendiam até o chão. Depois, separamos uma caixinha com imagens de espécies da fauna e da flora do Pampa e uma outra com as principais características dessas espécies. Feito isso, chamamos os alunos para pegarem uma figura, apresentarem para os colegas, lerem a ficha informativa e colarem figura na ponta da fita. Depois das colagens, pudemos discutir a importância da preservação da geodiversidade para preservar a biodiversidade. Por fim, depois das figuras presas nas fitas vermelhas, chamamos a atenção para uma urgência de cuidados com o bioma Pampa em questão. De modo geral, a atividade foi satisfatória e os estudantes foram avaliados por sua participação e interatividade na oficina.


