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DESCOBRINDO OS MARES, RIOS E LAGOS

Autoras

Ana Luisa Rosa de Macedo; Fernanda dos Anjos Zanelatto

Escola

CEIM Prof. Maria das Graças Abreu dos Santos - Garopaba/SC

Resumo

O presente trabalho visa apresentar os resultados de um projeto construído com duas turmas de bebês, nos quais foram apresentados elementos do mar e seus animais. As crianças tiveram diversas vivências em relação ao projeto e construíram suas primeiras experiências na escola, com essas propostas puderam ampliar seu tempo de concentração para participar de rodas e ouvir histórias, tiveram contato com imagens impressas e projetadas na parede. Iniciamos o ano de 2022 com duas turmas, sendo uma matutino  e outra vespertino, ambas com 15 bebês matriculados. No primeiro momento, oferecemos diversas propostas para instigar as crianças ao longo do primeiro semestre e percebemos que demonstravam um grande interesse pelas brincadeiras com água. Assim, com esse propósito decidimos realizar nosso projeto sobre o mar levando em conta, além das preferências delas, o tema deste ano “Garopaba em ação: educando o olhar das infâncias para a sustentabilidade”. Observamos fotos, alguns vídeos e documentários do mar utilizando projetor, histórias e músicas relacionadas, assim como exploramos elementos e curiosidades sobre esse universo. A partir dessas propostas, foi possível observar o grande interesse que despertou nos bebês em relação à interação com os livros e imagens. Elas foram planejadas com base na BNCC contemplando os cinco campos de experiências e seus objetivos, desenvolvendo as habilidades de exploração, interação, comunicação, motricidade, entre outras, assegurando todos os direitos de aprendizagem estabelecidos. As explorações foram pensadas em uma sequência na qual apresentamos às crianças primeiro imagens reais das praias de Garopaba. Nós as convidamos a observarem as fotos e elas, repetidamente, apontavam e balbuciavam: -”Páá!”, para denominar a praia, até mesmo quando expusemos as fotos em um mural na sala referência. Depois, apresentamos os elementos que têm no mar, como areia, fazendo uma colagem em papel pardo; água   dentro de potes e em garrafas; conchas para observação e colagem em tela e animais marinhos, observando vídeos e fotos. Além disso, trouxemos uma tartaruga e peixes reais na sala e realizamos pinturas com tinta guache azul para compor nosso mural, no qual era exposto tudo o que era apresentado e descoberto por eles. Nesse sentido, buscamos sempre envolver contações de histórias como: “Quem sou eu? no mar”, “Mar de sonhos”, entre outras. Assistimos um documentário chamado “Puff: Maravilhas do Recife” e outros vídeos, sempre reproduzidos com projeções na parede. Montamos um aquário juntamente com as crianças, alimentamos os peixes e cuidamos da água, finalizamos nosso projeto com uma saída de campo, observamos a praia do Centro de perto, brincamos e fizemos um piquenique. Realizamos registros gráficos e fotográficos, levando em conta o interesse e a curiosidade das crianças. Elas ampliaram seus conhecimentos sobre os elementos trazidos, permanecendo por tempo significativo nas rodas de conversa, quando identificavam os animais marinhos e os relacionam às músicas, por vezes utilizando livros e materiais visuais para fazer essas associações. Isso tudo enriqueceu nossas vivências e, por isso, nosso projeto que terá continuidade no segundo semestre deste ano com os rios e lagos.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Palavras-chave

Mar; Bebês; Descobertas.

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