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VISITA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autora

Letícia Nogueira

Escola

Escola Básica Dr. Ivo Silveira - Paulo Lopes/SC

Resumo

Após uma avaliação diagnóstica realizada no começo do ano, foi constatado que os estudantes dos anos finais do ensino fundamental apresentam dificuldades morfológicas, ortográficas e semânticas, além de interpretativas, não somente em língua portuguesa e pois tais dificuldades interferem, também, no desenvolvimento dos demais componentes curriculares. Esta dificuldade dar-se-á primeiramente pelas consequências do período pandêmico que enfrentamos nos últimos anos, causando grande defasagem curricular, da falta de leitura na vida cotidiana e o mau uso das tecnologias de informação. A fim de sanar tal lacuna deu-se o presente projeto para ser desenvolvido com foco nestas dificuldades. Na ausência dos professores regentes a professora suplente(responsável pelo projeto) entrava em sala (para como uma visita) esporádica para desenvolver o projeto. Não havendo data e período definido para que tais aulas acontecessem. Durante o primeiro semestre foi desenvolvido com os estudantes a aplicação de conceitos por apreciação, réplica expositiva, pesquisas e exercícios de fixação através de perguntas copiadas, respondidas e corrigidas no caderno e, também, visitas à biblioteca pública do município monitorada pelo corpo docente e pela bibliotecária para estimular a leitura e promover a interação entre eles. Tais decisões baseiam-se nas competências específicas da área de Linguagens (1, 3, e 4), constantes no BNCC, a saber, os quatro eixos estruturantes da área de Linguagens (leitura, escrita, oralidade e análise linguística/semiótica). As competências de língua portuguesa: 3, 4, 6, 8 e 9 e quanto às diversas habilidades trabalhadas podemos mencionar, essencialmente: EF15LP03, EF15LP09, EF15LP10, EF15LP11, EF15LP13,   EF15LP15,   EF15LP16,   EF15LP17,   EF15LP18,   EF15LP19.

Observa-se que os obstáculos a serem enfrentados estão relacionados às habilidades dos anos iniciais. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento e abarca todos os componentes curriculares, mas, principalmente, os da área de linguagens. Para o próximo semestre estão previstas atividades de interpretação como debates, ficha de leitura e apresentações multissemióticas, como um sarau, integradas aos conceitos já trabalhados. Ao final será aplicada uma nova avaliação para mensurar os resultados obtidos.

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Palavras-chave

Leitura; Interpretação; Análise linguística

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