top of page

VIAJANDO NA IMAGINAÇÃO

Autora

Rosângela de Pinho Vitória; Luciana Bluhm Radmann Rocha

Escola

EMEF Coronel Luiz Raphael de Oliveira Sampaio - Capão do Leão/RS

Resumo

Nossa escola busca, permanentemente, propiciar vivências que favoreçam o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita, bem como colaborar na formação do gosto dos alunos pela leitura. Acreditamos que através da viagem pela imaginação, as experiências relacionadas à literatura infantil podem influenciar de maneira positiva este processo. Sabendo que a literatura infantil é um instrumento motivador e desafiador, capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem e de compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade, justifica-se o presente projeto “Viajando na Imaginação”, que atende nossos estudantes da Educação Infantil. As atividades que o compõe proporcionam o estabelecimento de uma nova rotina para os nossos alunos em torno de uma Sacola Literária itinerante. Nessa nova rotina, os estudantes, juntamente com suas famílias, são convidados à prática da leitura em família, bem como à realização de atividades lúdicas relacionadas, de maneira coletiva e integradora. Desde o seu ingresso na Educação Infantil, os alunos já começam a desenvolver as dez competências gerais da BNCC e, nesta etapa, sua aprendizagem é assegurada pelos direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. A BNCC estabelece, ainda, cinco campos de experiências nos quais nossos educadores sustentam suas práticas pedagógicas. Na execução deste projeto, entre as principais habilidades desenvolvidas, estão: Utilizar diferentes linguagens para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. Expressar vivências a partir de pesquisas junto à família, de histórias regionais (ou não regionais também), relatando de forma oral ou através de desenhos. Identificar personagens, cenários, trama, sequência cronológica, ação e intenção dos personagens. Para a execução deste projeto, foi montada uma Sacola Literária que viaja entre os alunos, visitando uma criança por semana. Cada estudante recebe a sacola na sexta-feira e faz, naquele final de semana, com o apoio de familiares, a atividade de ouvir/ler os livros escolhidos e realiza, a seguir, as atividades e os jogos pedagógicos que a professora colocou dentro da sacola. Ela deve retornar na segunda-feira, quando o aluno é convidado a fazer sua apresentação em sala de aula, relatando o conteúdo do livro utilizado, bem como suas experiências envolvendo a história lida e as atividades propostas pela professora. Dentro da sacola há, também, um caderno para registros, no qual os responsáveis tecem comentários relatando fatos que consideraram mais significativos acerca da prática. A avaliação do projeto ocorre de maneira permanente, por meio de observação contínua e acompanhamento por parte dos educadores. No decorrer das primeiras semanas de execução, já foi possível observar algumas mudanças no comportamento das crianças: algumas delas que apresentavam muita timidez, começaram a demonstrar satisfação em se apresentar e, mesmo falando pouco, deixavam claro o seu envolvimento e alegria em fazer os relatos para a turma. Os alunos menos tímidos também demonstraram crescimento, pois já estão mais entrosados com o grupo e conseguem prestar a atenção nos colegas, o que tem possibilitado uma maior união entre eles.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Palavras-chave

Educação Infantil; Literatura Infantil; Leitura/escrita.

bottom of page