top of page

UMA AVENTURA JURÁSSICA

Autora

Camila Américo Fagundes;
Daiane Wolff de Paula

Escola

Centro Municipal de Educação Infantil José Antônio dos Reis - Imbituba/SC

Resumo

“Uma Aventura Jurássica”  foi um projeto realizado com a turma Infantil II (2-3anos) no Centro de Educação Infantil José Antônio dos Reis, em Imbituba (SC). Essa aventura teve o intuito de proporcionar experiências significativas que fossem de encontro ao interesse das crianças, quando observamos suas brincadeiras e diálogos entre seus pares e, assim, encontramos um interesse em comum entre eles, fazendo, então, com que encontrássemos o norte do nosso planejamento, resultando na temática abordada. Ao trabalhar essa temática, proporcionamos espaços que trouxessem relevância no processo de ensino-aprendizagem e, dessa forma, as propostas sempre tinham o cuidado de envolver histórias ilustradas, contação de histórias, além do contato com textos através de livros infantis. De forma a assegurar que as habilidades e as competências gerais fossem envolvidas no desenvolvimento das práticas, houve, então, uma predominância em valorizar e utilizar os conhecimentos histórico-social e cultural, exercitar a curiosidade intelectual, potencializar as manifestações  artísticas, utilizar de diferentes linguagens; promover o respeito e a empatia, além de agir pessoal e coletivamente com autonomia. Para envolvimento na abordagem do tema escolhido, utilizamos como ponto de partida a montagem de uma caverna, na qual utilizamos papel pardo para encapar uma barraca e trazer ao contexto algo que lembrasse uma caverna do tempo jurássico. Lá havia ovos em que as crianças tiveram a oportunidade de abrir e encontra

 

espécies diferentes de dinossauros, além de um ambiente sonorizado com urros de dinossauros e uma mesa com luz e cores de modo a instigar as descobertas. Depois, trouxemos uma história que narrasse o início e o fim do Período Jurássico, história que tem nossa autoria e que foi contada através de imagens. Continuando com as experiências significativas, montamos uma exposição para as crianças na qual havia livros, imagens com identificação das espécies jurássicas e fósseis. Depois, então, de conhecermos um pouco mais sobre os animais jurássicos, saímos em torno do Centro de Educação Infantil para buscar gravetos a fim de montarmos um fóssil de dinossauro. Com o passar dos dias e das experiências que vinham sendo direcionadas, as crianças começaram a voltar o seu interesse para o fim da vida jurássica, a qual se deu por conta de vulcões em erupção, atingidos por meteoros. Por isso,  encaminhamos o fim do nosso planejamento para a construção coletiva (adultos e crianças) de um vulcão feito com argila e folhagens colhidas na própria instituição. Dessa forma, avaliamos com qualidade o processo de desenvolvimento da turma por meio de registros fotográficos, filmagens, minihistórias e relatórios descritivos que auxiliaram no desdobramento do planejamento e, assim, para que pudessem ampliaro repertório de seguimento das abordagens, resultando numa aprendizagem com relevância, atendendo as expectativas das crianças com relação aos dinossauros.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Palavras-chave

Dinossauros; Experiências; Histórias.

bottom of page