top of page

SOL DE INVERNO

Autora

Karoline Almeida de Sá  

Escola

Centro de Educação Infantil Barreiros - Pescaria Brava/SC

Resumo

Somos seres que precisam do sol para ter boa saúde. Desta forma, maior ainda é a necessidade de as crianças em  fase de crescimento, isso porque o sol em horários específicos é extremamente benéfico à saúde física, emocional e cognitiva. Portanto, torna-se um ato indispensável proporcionar momentos assim, saudáveis e prazerosos,  durante a  estadia das crianças no CEI. Nas manhãs frias de inverno, quando chegamos ao CEI, somos,  grandiosamente,  presenteados pelos raios de sol que passam pelos vidros das janelas como fontes de calor que aquecem, aproximam e fortalecem vínculos entre as crianças e educadores. Ao nos reunirmos, iniciamos nossas manhãs mais acolhedoras, buscamos no aproximar através da escuta, da fala, e do aconchego. Envolvidos com o suave calor do sol, sentimos que nosso ambiente precisava de um novo ser, vivo e que pudesse crescer e se desenvolver com os cuidados das crianças e com a ajuda do sol.  Assim surgiu o girassol. As crianças fizeram o semeio do girassol e puseram seus vasinhos na soleira da janela, acompanharam o seu crescimento durante o período de rega e observação da planta.

Tivemos o privilégio de contar com  a visita de uma joaninha, vermelhinha, que andou de mão em mão sendo contemplada por todos. Em continuidade, cada criança levou para sua família sementes de girassóis para compor  e florir em seus jardins. Como a curiosidade de conhecer a flor de girassol aflorou, foi neste desejo que conhecemos o livro ‘’Onde estão os girassóis de Van Gogh?’’, o qual relaciona ficão com realidade. As crianças puderam encontrar com a lupa o quadro de Van Gogh pela janela do CEI. Explorando mais o livro de Edna Ande e Sueli Pereira, no qual o quadro de girassóis é encontrado, agora é hora de fazer a releitura. Assim, foram oportunizados momentos de pinturas dos girassóis com pincéis, esponjas e com as mãos e os girassóis ganharam formas com a utilização de caixas de ovos. Em seguida, montamos os quadros e organizamos a exposição. Várias experiências referentes aos girassóis foram proporcionadas, envolvendo coordenação motora, movimentos de pinça (grampos, palitos, pompons), observação dos tamanhos, cores e formatos das sementes com a lupa, contemplação, leitura da imagem e potencial criador. Com o passar dos dias, recebemos flores de girassóis plantadas e colhidas por uma criança da turma e sua família. Todos conheceram a flor que cresce e absorve a energia que emana o sol, trazendo encantamento para nossa manhã e poesia para o nosso espaço que ficou muito mais convidativo.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Palavras-chave

Criança; Sol; Girassol.

bottom of page