top of page

SACOLA DE LEITURA

Autoras

Liane Loi Ramalho Maino;
Vera Rosangela Teixeira Pereira

Escola

Escola Municipal de Educação Infantil Girassol - Capão do Leão/RS

Resumo

O presente trabalho desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Girassol tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no projeto “Sacola de Leitura” e propõe contribuir na integração da família no ensino e na aprendizagem por meio da interpretação de literaturas infantis que despertam nas crianças a imaginação e se refletem no aprimoramento da linguagem oral e interpretativa. Consideramos que os dados apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são preocupantes, pois revelam um elevado número de alunos analfabetos nos anos inicias, com idades entre seis e sete anos. Assim, concordamos que um projeto que estimule os hábitos de leitura na educação infantil visa intervir e minimizar tais estatísticas. Neste viés, as histórias ajudam a ordenar o pensamento, dando lógica aos fatos, ampliando a capacidade de interpretação, expressão oral e de sentimentos, ideias, bem como; enriquecem o vocabulário e desenvolvem o gosto pela leitura. Ademais, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), criar e contar histórias com base em imagens ou temas sugeridos é um dos objetivos de aprendizagem no Campo das Experiências previsto nas Competências Gerais da Educação Infantil que auxiliam na escuta, na fala, no pensamento e na imaginação embasado pelo conhecimento de mundo e de si mesmo, formando, assim, valores e estimulando a autoconfiança.

Consiste, portanto, em uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que ela amplie seus mecanismos de reações ao lidar com situações e emoções peculiares da sua vida cotidiana, revividos na literatura. O projeto “Sacola de Leitura” teve inicício no ano de 2022, em uma turma de pré-escola, com alunos de quatro e cinco anos. Inicialmente, as crianças levaram a sacola com um livro de literatura infantil para casa durante o período do final de semana e esse livro era lido por um adulto (membro da família).

Ao retornar  para a escola, a criança recontou o livro em sala de aula aos colegas e a observação da releitura permitiu avaliar o modo de se expressar, sua oralidade/vocabulário. Em seguida, a criança foi questionada a respeito do enredo e dos personagens, permitindo uma avaliação acerca de suas habilidades de leitura/interpretação. Esse trabalho também contou com um momento de debate, permitindo a integração da classe através da exposição de suas percepções e anseios acerca da temática abordada no livro de título “Menor que Você”, com subtítulo “Agressão física”.

A releitura da obra melhorou significativamente a percepção dos alunos em relação a si, ao mundo e ao outro, construindo laços e valores comuns ao exemplo da empatia, do respeito e da solidariedade; indispensáveis em seu processo de amadurecimento. Por fim, os resultados alcançados com o projeto vão além da interpretação de mundo e do despertar para o gosto da leitura, podendo ser aproveitados no trabalho de temáticas transversais, em consonância com a BNCC e com a faixa etária. Além disso, aproxima os familiares da escola fazendo deles protagonistas no processo de aprendizagem da criança, reforçando o hábito de leitura antes mesmo da alfabetização.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Palavras-chave

Leitura; História; Infantil.

bottom of page