top of page

RESGATANDO AS BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS

Autoras

Eliana Barcelos de Bem;
Maria Aparecida Cardoso

Escola

Centro de Educação Infantil Hortêncio Bernardino de Souza - Pescaria Brava/SC

Resumo

A cultura popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando, assim, ampliar o conhecimento e preservar as tradições de um povo. O folclore é o saber popular que se valoriza e se perpetua. Com essa temática, buscou- se trabalhar sobre a cultura local, sendo que, no mês de agosto, já estava em nosso calendário escolar trabalhar com o tema folclore.

Aconteceu uma festa religiosa em uma comunidade próxima do nosso CEI, à qual pertencem várias crianças que frequentam nossa instituição. Entre outras festividades que ocorreram nesta festa, houve a apresentação do “Boi de mamão”. No dia seguinte, as crianças chegaram ao CEI empolgadas e relatando sobre o acontecimento do final de semana, talvez por ficarem muito tempo em casa, em isolamento, não tinham vivenciado essa experiencia riquíssima do nosso folclore brasileiro. Nas linguagens que traziam em seus relatos, falavam: “Tia! O boi dançava!” “O boi ficou doente!” “O médico deu remédio para o boi!” “Tinha o cavalinho que fazia carinho no boi!”, “Tinha o jacaré com a boca bem grande!”

Estudar sobre o folclore brasileiro significa despertar nas crianças uma curiosidade genuína sobre os antepassados, estimular seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país e esse deve ser o objetivo principal ao introduzir o assunto na Educação Infantil.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências gerais a serem desenvolvidas ao longo da trajetória das crianças. As competências gerais visam o desenvolvimento socioemocional, cultural e física. As principais competências direcionadas neste projeto são: conhecimento, habilidades e atitudes para praticarem no seu convívio diário, socializando assim suas vivências e experiencias construídas ao longo da sua trajetória.

Para dar início a essa temática será enviado um convite a escola Ponta das Laranjeiras, em que a professora Jussania, que trabalha há muitos anos o folclore de forma criativa com seus educandos, criou um grupo para apresentação com seus alunos. Ela será convidada para vir ao nosso CEI para apresentar aos pequenos o “Boi de mamão”. Desta forma, o projeto enfatiza as manifestações ligadas ao folclore regional da nossa localidade levando em consideração as diferentes culturas (danças, cantigas, brincadeiras e contos). Por meio dela, o educador pode trabalhar os diferentes eixos temáticos, criando estratégias de ensino que levem as crianças a compreender o folclore como manifestação sociocultural por meio de atividades lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Durante o mês de agosto será enviado um livro para a casa dos alunos, quando a família irá realizar a contação de história referente a temática (Projeto “Mala Viajante”).

 

Culminância: Cada turma do CEI irá confeccionar um personagem da brincadeira do “Boi de mamão” e no final do mês iremos fazer uma grande apresentação convidando as famílias para assistirem a nossa apresentação. Será servido um lanche compartilhado seguindo as orientações nutricionais com comidas típicas folclóricas. As atividades serão desenvolvidas de maneira coletiva e individual e, para isso, será proposto: a confecção de alguns personagens que fazem parte do “Boi de mamão” com material reciclável (caixa de papelão, embalagem plástica, garrafa pet, lápis de cor, tinta guache, TNT, cola, tesoura, papel laminado, papel duplex etc.). As experiencias práticas foram desenvolvidas nos espaços internos e externos através de vídeos, livros de histórias, brinquedos, músicas, cantigas de roda entre outros.

A avaliação ocorrerá através da observação das formas de expressão das crianças, de seu desenvolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções, que será um instrumento de acompanhamento do trabalho, o qual ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa. Tudo será registrado através de fotos, vídeos, desenhos e escritos.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Palavras-chave

Conhecer; Brincar; Interagir.

bottom of page