top of page

PROJETO LIVRO NA CAIXA

Autora

Kátia Aparecida Mazzuco

Escola

Escola de Educação Básica Prof.ª Tomásia Mendonça Fernandes- Pescaria Brava/SC

Resumo

O projeto foi desenvolvido considerando as necessidades de leitura presentes em nosso mundo e no intuitot de explorar soluções de incentivo à prática de leitura, uma vez que se faz necessário um trabalho pela melhoria do desempenho escolar. Isso tudo considerando que as mídias acabam criando uma realidade que afasta cada vez mais nossos alunos do ato de ler, bem como o acesso restrito à leitura e a falta de incentivo, além do baixo interesse pela leitura demonstrado por nossos alunos, resultando, por consequência, na dificuldade de produzir bons textos. Essa dificuldades são representadas no vocabulário precário, reduzido e informal, na dificuldade de compreensão, nos erros ortográficos, nas poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares, nesse sentido, é necessário que a escola resgate o valor da leitura, como ato de prazer e promoção da cidadania.

É através da leitura que o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos, expor e vivenciar emoções que o cercam, e então, vivenciar experiências significativas para seu processo de aprendizagem. Assim, é importante que o aluno perceba que a leitura é o instrumento-chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Assim, estimulando e despertando o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler e superando essas necessidades, faremos com que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo.

Considerando as necessidades de leitura presentes em nosso contexto, o desenvolvimento de competências e habilidades referentes à leitura se faz necessário à vida cotidiana. As práticas de produção textual e leitura têm como finalidade a formação de leitores competentes e compreendendo a necessidade de hábitos de leitura, a superação de dificuldades de interpretação e o conhecimento de diversos gêneros textuais, bem como o despertar da criatividade, imaginação e a fantasia, durante a socialização da prática de leitura, procuramos possibilitar momento de prazer pelo ato de ler.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Desenvolvimento

Inicialmente, o aluno escolherá um livro na biblioteca escolar. Após a leitura, produzirá um resumo/resenha do livro. Depois, irá confeccionar, dentro de uma caixa, o cenário e alguns personagens da obra que leu. Assim, no decorrer da apresentação do trabalho, ele poderá ir fazendo a “encenação” da história. Para colocar em prática esse trabalho, o estudante terá um prazo significativo e a apresentação será marcada em data a ser combinada.  A avaliação do projeto “Livro na Caixa” se dará a cada passo concluído por meio da produção do resumo/resenha, confecção da maquete na caixa e apresentação oral, considerando a participação e o interesse dos alunos de maneira individual

Palavras-chave

Leitura; Livro; Caixa.

bottom of page