top of page

PROJETO FESTA JUNINA

Autora

Cátia Rosana Fernandes Rodrigues

Escola

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Elmar da Silva Costa - Capão do Leão/RS

Resumo

O trabalho pedagógico vem sendo focado nas necessidades curriculares da turma 5º C por meio da avaliação diagnóstica e observações individual. A escola carece de recursos tecnológicos, o que não inviabilizou estratégias simples que contemplassem a curiosidade, o incentivo a leitura, o estímulo ao desenvolvimento de ideias e trabalhos artísticos no projeto “Festa Junina”.

 

A turma apresentava muita resistência à leitura oral, opinar sobre texto lido e explicitar através da escrita sobre determinado assunto. Focando na abordagem construtivista-interacionista para a construção do currículo pedagógico da turma, foram propostas atividades que favorecessem o interesse, a motivação e o engajamento nos conteúdos propostos.

O projeto “Festa Junina”, parte integrante do calendário escolar, veio neste primeiro semestre colaborar no resgate, a saber: do entendimento da importância do trabalho em grupo, do espírito cooperativo, da criatividade, do desenvolvimento da linguagem oral e escrita, da percepção, da coordenação motora (fina e ampla), da coordenação viso-motora, do conhecimento e das curiosidades sobre as festas juninas, além da participação e do envolvimento da família.

Hoje, ainda que em processo, há um interesse, uma participação significativa nas atividades propostas. As aprendizagens estão em desenvolvimento e o amadurecimento da turma vem gradativamente crescendo visivelmente, não só cognitivamente, mas também nas atitudes comportamentais.

 

Foram desenvolvidas para o projeto as habilidades:

EF12LP05: Construção de acrósticos, caça-palavras, textos de leitura e interpretação;

EF35EF09: Conhecimento através de pesquisa das danças caipiras de acordo com as regiões do Brasil;

EF04GE01: Explicitação oral e escrita do que faz parte da cultura caipira.;EF05HI01: Origem da cultura caipira.

EF69AR05: Painel de desenhos e pinturas, colagem, recorte, dobradura, construção individual de miniaturas de festas juninas;

 

Com as habilidades desenvolvidas foi possível trabalhar a integração entre os alunos, estimulando competências importantes para a socialização, como a cooperação, a paciência e o respeito. O trabalho com elementos de culturas e regiões diferentes permitiu desenvolver a empatia, o respeito e conhecimento à diversidade cultural no país.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Desenvolvimento

Iniciando o tema “Festa Junina” foi realizado com a turma uma investigação sobre o que sabiam ou ouviram falar sobre festas caipiras, se participaram de alguma festa junina, onde e como ocorreu essa participação. A assimilação e as curiosidades sobre festas juninas no Brasil se efetivaram por meio de pesquisas e leituras das peculiaridades de cada uma de acordo com as localizações regionais. A cada leitura e curiosidade sobre o tema era realizada, para complementar o conteúdo, uma atividade prática como: desenho, pintura, recorte, confecção de bandeirinhas, caça palavras, realização de acróstico. Além disso, foi decidido, em comum acordo com as turmas de 5º ano da escola, a construírem individualmente e criativamente miniaturas de festas juninas para serem expostas na escola. A avaliação foi realizada a partir do envolvimento, da participação, do interesse pelo tema abordado, das respostas coerentes aos questionamentos e da pontualidade na entrega dos trabalhos realizados.

Palavras-chave

Festas juninas; Junho caipira; Construção de miniatura.

bottom of page