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PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Autora

Carla da Silva Rabelo Rocha

Escola

Escola Municipal de Ensino Fundamental Norberto José Floriano da Silva - Garopaba/SC

Resumo

Nossa turma tem apresentado algumas dificuldades em relação à organização, compromissos e responsabilidades. Para incentivar as crianças a cumprirem com suas responsabilidades estudantis, vamos iniciar um projeto que envolve contexto monetário. Dentro desta atividade, a criança poderá receber benefícios, aumentar seu salário e realizar compras conforme suas necessidades escolares. Além disso, conforme seu rendimento do mês, também poderá receber débitos por meio de contas e faturas simulando uma realidade econômica. Ganhar ou perder dependerá da atitude e do compromisso de cada criança. O projeto será aplicado de forma interdisciplinar, já que seu desenvolvimento depende do compromisso da criança em todos os componentes curriculares, porém, é necessário que a criança desenvolva uma leitura com compreensão do contrato que está assinando e entenda suas implicações, assim como algumas habilidades de matemática precisam ser desenvolvidas para que haja compreensão do holerite no final do mês. Portanto, habilidades de leitura, compreensão, inferência, escrita e conhecimentos matemáticos básicos precisam ser desenvolvidos. No projeto serão desenvolvidas principalmente as habilidades: EF04LP09; EF35LP04; EF15LP01; EF15LP03; EF04LP24; E35LP15; EFMA25; EFMA08; EFMA10. Será englobada também a Competência Geral nº 10; a Competência de Linguagem nº 3 e nº 4; a Competência de Língua Portuguesa nº 6 e nº 7; e a Competência de Matemática nº 1, nº 2 e nº 3.

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Desenvolvimento

A atividade monetária terá retorno mensal. Pelo holerite ou folha de pagamento, as crianças terão acesso ao valor total do seu salário e os descontos ou débitos calculados perante seu exercício durante o mês vigente. Cada criança receberá o valor de R $3.000,00, podendo diminuir ou aumentar dependendo do nível de comprometimento com suas atividades escolares em geral. Cada folha de pagamento apresentará o rendimento mensal da criança, podendo avaliá-la quanto à sua organização, responsabilidade, compromisso, pontualidade e autonomia. A criança que apresentar débitos em dois meses seguidos terá os advogados (os pais) acionados para uma reunião presencial com a banqueira (professora) e seus administradores (direção e coordenação) para realizarem um acordo e verificar a “dívida” e refazer o financiamento. Os advogados, juntamente com a criança, assinarão um contrato de prestação de serviços estudantis, no qual estará descrita a tabela de descontos e acréscimos com os valores.

Palavras-chave

Educação financeira; Responsabilidades estudantis; Comprometimento.

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