top of page

PROJETO DESPERTANDO LEITORES

Autora

Claudia Cardamone;
Rosilei A.F. Pereira.

Escola

Escola Reunida Professora Avani da Silva Santos - Paulo Lopes / SC

Resumo

Desde que surgiu a pandemia da COVID 19, os alunos tiveram que estudar de uma forma totalmente inusitada, em casa, na companhia da família que, muitas vezes, também não estava pronta para acompanhar os alunos em tempo integral. Oriundos de uma comunidade com pouco estímulo à leitura, em que, muitas vezes, os pais são analfabetos, estas crianças estudaram no segundo ano na modalidade remota e no terceiro ano na modalidade híbrida. Iniciaram o quarto ano com dificuldades e deficiências, sendo a leitura e compreensão a maior delas. É a primeira forma de escrita conceituada como uma arte que está baseada na linguagem e que transmite o estado da mente, razões pelas quais iniciamos o trabalho com poema. Utilizamos fichas com versos variados e classificados segundo as rimas através de um sistema de cores. Os alunos aprendem a refletir sobre cada verso a fim de criar um poema, depois tem que fazer a leitura do poema construído coletivamente e interpretar o resultado final. As habilidades desenvolvidas e em desenvolvimento são: EF12LP18, EF02LP26, EF35LP01, EF35LP03, EF35LP07, EF35LP21, EF35LP27, EF35LP23, EF35LP28, EF04LP05.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Desenvolvimento

Inicialmente, as fichas com os versos são colocadas no chão ou em uma mesa, organizada pelas rimas que estão indicadas por cores, para que os alunos possam facilmente perceber esta possibilidade. É colocado na parede um painel com visor transparente em que os alunos irão colocar os versos montando um poema de duas estrofes. Um aluno, então, é instruído a escolher um verso e colocar no primeiro visor do painel. Um segundo aluno é chamado para escolher um novo verso, porém, ele é instruído a não escolher com a mesma rima do primeiro verso. Outro aluno é chamado a escolher um novo verso, porém do grupo de rimas do primeiro verso. Outros alunos são chamados a colocarem um verso até que as três estrofes estejam completas. Fazemos uma primeira leitura coletiva. A professora declama o poema escrito e reflete com os alunos as diferenças da leitura de uma história e de um poema. São convidados a declamar o texto. Depois os alunos copiam o poema no caderno e dão um título. O processo é repetido para que todos os alunos participem do processo criativo. Depois, pode-se fazer a atividade sem instruir a escolher determinado grupo de rimas, deixando a criação mais livre. No início da outra atividade é entregue para cada aluno um pequeno texto, textos diferentes. Neste, o aluno deve informar seu nome e data para que na próxima vez não pegue o mesmo texto. Ele faz uma leitura silenciosa, depois cada aluno faz a leitura em voz alta para que todos possam escutar a história. Os alunos copiam o texto no caderno de caligrafia usando letra cursiva. A atividade é corrigida individualmente nos cadernos e depois é feita uma correção coletiva no quadro branco das principais dificuldades encontradas. A atividade ainda está sendo desenvolvida e é avaliada constantemente, mas ainda estamos no processo de  alcançar os resultados.

Palavras-chave

Poema; Leitores; Gêneros textuais..

bottom of page