top of page

POESIA QUE ALIMENTA

Autoras

Edimaura Vieira Marques; Juçara de Oliveira Borges Pacheco

Escola

Escola Municipal José Vanderlei Mayer - Imbituba

Resumo

Diante de um mundo tecnológico, em que as redes de comunicação, muitas vezes, substituem a voz familiar, vimos a necessidade de implantar um projeto que contribuísse com o desenvolvimento intelectual, cognitivo e social dos alunos. O projeto “Poesia que Alimenta” tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de poesias e poemas, assim como facilitar o diálogo e a reflexão de diversas temáticas, sendo a literatura o ponto de partida para o debate sobre temas sociais e educativos. Pretende, também, despertar nos alunos o desejo de tornarem-se jovens escritores. Esse trabalho é realizado no PETI (Projeto Escola Tempo Integral), que funciona no contraturno dos alunos da referida escola. O projeto “Poesia que Alimenta” é interdisciplinar e a maioria das oficinas contribui para que ele aconteça. Os alunos têm aprendido a ouvir, a refletir e a apreciar a arte literária e, com isso, vêm desenvolvendo diversas competências como imaginação, estética, leitura, escrita, criticidade, apreciação, diálogo entre outros. A metodologia do projeto começa com a escolha do tema, geralmente, pertinente à necessidade ou ao desejo da turma. Em seguida é feita a escolha da poesia/poema. A poesia/poema é declamada, inclusive em libras, ou cantada para a turma e, em seguida, são realizadas algumas atividades como: escrita de novas poesias/poemas, dinâmicas, brincadeiras, aprendizagem de palavras chaves do texto em libras, produção de artes visuais e ritmos. Ao fim de duas semanas exercitando as diversas facetas da poesia/poema é promovida uma socialização sobre o que foi aprendido. Neste dia são entregues pães, um para cada aluno participante e os pães são apadrinhados por diversas pessoas que acreditam no projeto, haja vista que as crianças beneficiadas, em sua maior parte, são carentes. As avaliações são realizadas por observação seguindo alguns critérios, a saber: entendimento da temática, participação, colaboração, criatividade, oralidade, leitura e escrita. Os resultados alcançados têm sido satisfatórios, tanto que alguns alunos têm se destacado muito na escrita, outros nas artes e todos na criticidade.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Palavras-chave

Poesia; Poema; Reflexão.

bottom of page