top of page

POEMAS: BRINCAR COM PALAVRAS, SONS E SENTIDOS

Autora

Eliane Aparecida Moreira Silvério

Escola

Escola Básica Municipal Basileu José da Silva - Imbituba/SC

Justificativa

A leitura de Poemas desperta o interesse das crianças, justamente porque elas se deixam envolver e fascinar pela rima, pelo ritmo e pela sonoridade, entrando na brincadeira que o poeta propõe. Aprende-se muito sobre a língua lendo, ouvindo, recitando ou se deliciando com os sons e as rimas presentes em um poema. Trabalhar com poemas é muito importante, pois favorece que se criem situações didáticas com o uso de textos significativos e que contribuam para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita

Desenvolvimento

O presente projeto teve como finalidade mostrar como a leitura por meio de poemas contribui para a melhoria da aprendizagem e habilidade de leitura e escrita dos alunos do Ensino Fundamental I. Foi oportunizado aos alunos diversas literaturas poéticas em que puderam exercitar a leitura em forma de versos através das quadrinhas com rimas agradáveis e fáceis ao seu aprendizado, sentindo o prazer ao ter contato com a poesia. Durante cinco semanas foram desenvolvidas atividades em cada turma no seu horário deLeitura oportunizado pela Escola com a professora que dá este atendimento na Biblioteca Escolar. Na primeira semana, usando o espaço da biblioteca, foi feita uma conversação a respeito dos livros de poemas ou de historinhas com textos rimados, em que puderam manusear os diversos livros como os de quadrinhas e outros. Na segunda semana foram apresentadas diversas atividades como brincar de rimar palavras. Na terceira semana cada aluno escolheu um livro de sua preferência com textos poéticos e fizeram a leitura para a turma observando a fluência e entonação das palavras e frases. Na quarta semana foram desenvolvidas com turmas de 3º ao 5º ano a parte de escrita de um poema de sua autoria, quando a professora digitou os textos fazendo com cada um as suas devidas correções e depois, sim, os alunos fizeram as suas ilustrações. Na quinta semana, então, organizamos um espaço na escola para a exposição do chamado “Varal de Poemas” e ali foram expostos para a toda a comunidade escolar lerem e conhecerem os autores de cada poema. Neste projeto, pudemos avaliar o quanto as crianças se envolveram nas atividades, pois tiveram a oportunidade de conhecer outro tipo de texto literário brincando de rimar e lendo os pequenos versos. Foi muito divertido e houve, sim,  um bom aprendizado, podendo, em seguida, escrever os seus próprios versinhos e formando os seus pequenos poemas, pois sabiam que cada um era o autor e  o próprio ilustrador de suas pequenas obras literárias..

Clique nas imagens para ampliá-las.

Palavras-chave

Poema; Rima; Escrita.

bottom of page