top of page

MOTIVANDO E DESENVOLVENTO O APRENDIZADO ATRAVES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS

Autora

Ana Carla Isquierdo da Silva

Escola

Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Berchon - Capão do Leão/RS

Resumo

Partindo da necessidade de motivar as crianças a aprender em um momento de pandemia, quando as aulas estão sendo realizadas a distância na modalidade remota e com algumas aulas on-line, tendo em vista que a escola e os alunos pertencem a uma comunidade rural, fica difícil reunir todos num mesmo horário para aulas por vídeochamadas, principalmente, na fase de alfabetização. Assim, este projeto contribuiu com a elevação da autoestima dos alunos frente às dificuldades encontradas e para o desenvolvimento da coordenação motora fina. Ao ouvir a contação de história, a criança insere a sua imaginação nela e ajuda a desenvolver a criatividade tão necessária para o raciocínio cognitivo na resolução de problemas do seu cotidiano. Interpretando a história contada, ela é capaz de expressar sentimentos e emoções, fazendo observação sobre o conteúdo assistido.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Desenvolvimento

Esse projeto foi realizado na modalidade a distância, pois foi feito em ano de pandemia, momento de escolas fechadas. Usando seu próprio equipamento, o aluno recebeu o link e as instruções para atividade, via WathsApp¸e foi orientado a assistir o vídeo da história que fala dos negros trazidos da África como escravos. Com isso, surge Abayomi, uma boneca, feita para uma criança escrava, que estava  muito triste por ter sido retirada à força de sua pátria. Ao ganhar a boneca feita com amor, isso lhe trouxe coragem, ternura, vigor e fez ressurgir sonhos. Logo após, os alunos fizeram a confecção da boneca Abayomi, utilizando restos de lã e retalhos de tecido. Depois de prontas, foram enviadas fotos para a professora. A avaliação utilizada foi o critério de participação e entusiasmo na execução da atividade. Para realizar a atividade de confecção da boneca foi enviado um link com a explicação para a confecção. Ao realizar as tarefas, os alunos demonstraram uma maior motivação para as atividades de aprendizagem, trabalhando, assim, a perspectiva da construção de uma relação de confiança, respeito, projeção de futuro e realização de sonhos, ter esperança de dias melhores, na vida e no contexto da educação a distância.

Palavras-chave

Motivação; Aprendizagem; Coordenação motora fina.

bottom of page