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MEU DIÁRIO

Autora

Gabriela Corte Real; Tamires da Rosa; Silvana Dilma Machado Innocente

Escola

Centro Educacional Municipal Vice-prefeito Cecílio Couto Silveira - Garopaba/SC

Resumo

No decorrer do ano letivo, a turma do 1º ano realiza diversos momentos de roda de leitura em diferentes espaços. Na casinha literária, vivencia a leitura ao ar livre, um ambiente no qual podem ouvir os pássaros, sentir a brisa suave e toda a magia desse lugar. No cantinho da leitura em sala de aula, aproveita os momentos de leitura deleite, espaço colorido e alegre. Também vivencia a leitura no “Jardim encantado”, este, o mais aguardado. A leitura foi estudada pelas professoras em diferentes ambientes, tornando, assim, um momento prazeroso. Nesse contexto, o projeto “Meu Diário” surgiu da necessidade de desenvolver a escrita espontânea a partir de situações que as crianças vivenciaram. No momento, já havia crianças leitoras, mas precisávamos ampliar sua escrita. O projeto contribuiu de forma significativa no desenvolvimento da oralidade, leitura e da escrita das crianças, uma vez que, através dessa oportunidade, elas construíram sua escrita espontânea, trocaram experiências pessoais, relatando situações vivenciadas por elas dentro e fora do ambiente escolar. Uma vez incentivadas a “contarem” mais de si, de suas vivências e experiências aos colegas e professoras, a criança ganha um espaço para ser ouvida e reconhecida. Sabemos o quanto as emoções são importantes no desenvolvimento cognitivo e a partir deste projeto pudemos abordar as habilidades socioemocionais. O diário se torna veículo de transmissão de experiências codificadas em palavras e/ou desenhos, que ganha um significado maior para as crianças, pois surgem de experiências reais. O momento de socialização dos diários é um momento sempre especial, esperado pelas crianças durante a semana. Ela ocorre em diferentes espaços do ambiente escolar, modificando a didática das aulas e se tornando uma aula interessante e motivadora. Através do registro nos diários, as crianças podem observar seus progressos na escrita semanalmente, tornando essa experiência uma forma de autoavaliação. Nesse projeto, trabalhamos as seguintes habilidades descritas na BNCC: (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam; (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses; (EF01LP18) Registrar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cantigas, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto; (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado; (EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário; (EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor; (EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.); (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. Os alunos ganharam da escola o seu primeiro diário para realizar o registro de sua escrita espontânea ao longo da semana e uma vez na semana a professora realiza a socialização. Durante a socialização, as crianças são convidadas a exporem seus diários para os colegas da turma em uma grande roda no chão. Neste momento, elas podem ler ou relatar de forma oral suas experiências vividas ao longo da semana, contando o que colocaram ali ou perguntando ao outro colega sobre o que gostaram ou leram, enfim, um momento de interação entre elas. O registro é realizado através da escrita espontânea e/ou imagens uma vez na semana e alguns alunos registram desenhando, outros com palavras, frases e textos. A avaliação formativa acontece durante todo o processo por meio da observação e da execução das propostas, nas interações e falas das crianças. Nesse contexto, observamos a educação integral da criança garantindo o desenvolvimento em todas as suas dimensões.

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Palavras-chave

Criança; Leitura; Escrita.

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