top of page

LEITURA: UM HÁBITO MÁGICO

Autora

Ellen Patricio da Silva

Escola

Centro de Educação Infantil  Municipal Pequeno Sonho - Pescaria Brava/SC

Resumo

O presente projeto tem por objetivo proporcionar às crianças o contato com a Literatura Infantil de forma lúdica e ampliar a importância da leitura realizada em conjunto. A literatura torna-se recurso didático de grande aplicação e valor no processo ensino-aprendizagem e é um importante motivador para formar futuros leitores, seja por meio do tato, com livros emborrachados, com relevos, com ilustrações atrativas ou simplesmente pelo ouvir da história.

Justificativa

As crianças demostraram muito interesse por manusear, explorar e observar as imagens dos livros na sala referência. Na organização do espaço na sala referência temos um "cantinho da leitura", com bonecas, livros, blocos de espuma e tatames. Esse espaço foi preparado e pensado na criança, tornando-se um ambiente convidativo e aconchegante para que elas possam explorar os livros, deitar-se, criar suas próprias histórias e interagir com seus pares.  Contar e ouvir histórias permite a entrada da criança ao mundo do faz de conta, cercado de encantamento, imaginação, surpresas, e possibilidades. As histórias foram selecionadas a partir dos direitos de aprendizagem (Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se), assim como os campos de experiência: O eu, o outro e o nós (compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos; respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras; comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender); Corpo, gestos e movimentos; (deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas; explorar formas de deslocamento no espaço pular, saltar, dançar, combinando movimentos e seguindo orientações) e Escuta, fala, pensamento e imaginação; (dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões; demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura de cima para baixo, da esquerda para a direita; formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos; manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.). A intenção do projeto é promover brincadeiras e interações partindo do contato com os livros e contação de história, ofertando experiências e situações lúdicas, promovendo um momento único em seu desenvolvimento.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Desenvolvimento

Durante o primeiro semestre de 2022, as crianças da turma Berçário Misto foram convidadas a participar das propostas envolvendo contação de histórias. Enquanto narro a história, sempre trago elementos para que ela seja ilustrada e neste dia a história selecionada foi: “O homem que amava caixas, do autor Stephen Michael King”. Enquanto se conta, são feitas perguntas sobre o enredo, personagens e as características do cenário, inclusive trouxe para essa vivência diversas caixas de papelão dando significado para aquela narrativa e também para que pudessem brincar com elas. As caixas foram dispostas no parque e as crianças ficaram livres para construir suas brincadeiras. A análise da vivência é feita através do interesse das crianças, usando recursos fotográficos e incentivando o faz de conta e a linguagem oral.  

Palavras-chave

Educação Infantil; Literatura Infantil; Contação de História.

bottom of page