top of page

LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

Autora

Cláudia Aparecida Pereira

Escola

Escola de Ensino Fundamental Municipal Prefeito Portinho Bittencourt - Imaruí/SC

Resumo

O presente projeto tem for finalidade promover os estudos e alfabetização através da leitura e escrita de maneira atenciosa e produtiva das alunas matriculadas nos correspondentes anos: 1º e 5º ano do Ensino Fundamental. Com o propósito de motivar os alunos nesse processo, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos, que adquiram competência para opinar e expressar suas ideias, obtendo melhor interação na sociedade.

O projeto busca despertar o interesse pela leitura e escrita, desenvolvendo habilidades que favoreçam a expressão dos conhecimentos críticos dos alunos sobre os temas abordados, utilizando como ferramenta sua criatividade, oralidade e desenvoltura. Durante o projeto, os alunos produziram diferentes tipos de atividades, procurando revelar práticas que enriqueçam a desenvoltura de leitura e escrita, persistente e cordial para o processo de aprendizagem.

Sabendo da importância da leitura em todo o processo de ensino, resultou-se na maneira de propagar ideias de atividades que impulsionem as alunas à leitura. Com o apoio dos professores regentes e em conformidades aos CIDs apresentados, a educadora especial pesquisou atividades que despertassem o interesse pela leitura e em acompanhamento com a escrita dominante dentro de cada especialidade.

A prática da leitura e escrita escolar não nasce do acaso, ou apenas para obter uma nota no final do bimestre, pois, ao pensarmos assim, acabamos mostrando aos nossos alunos que a leitura e escrita é algo mecânico e superficial ou, ainda, que serve apenas para ocupar o tempo que ainda resta para o término da aula. Na realidade, precisamos de atividades envolventes de leitura devidamente planejadas, que incorporem, no projeto de execução, as necessidades, as inquietações e os desejos das alunas.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Palavras-chave

Leitura; Escrita; Alfabetização.

bottom of page