top of page

LEITURA LIVRE
AO AR LIVRE

Autoras

Aline T. de Sá;
Alessandra Ana Fernandes

Escola

Escola Reunida Professora Avani da Silva Santos - Paulo Lopes/SC

Resumo

“Leitura livre ao ar livre” surgiu da necessidade de desmistificar o livro e o ato de ler como algo relacionado à obrigatoriedade do aprender a ler, tornando o livro objeto (brinquedo na visão da criança) algo natural, lúdico e cotidiano, estimulando, assim, o prazer de brincar, manuseando e aventurando-se na imaginação com o livro nas mãos. Esse projeto contribui para a ampliação do univeso de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando na comunicação, autonomia e criatividade, uma dinâmica que aproxima, facilita e desenvolve trocas dentro e fora da sala de aula. Das principais habilidades, seguem: EF12LP01 - consiste em: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização; EF12LP02 - Buscar selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses. Escolha e manuseio correto de livros, gibis, revistas e outros suportes textuais que sejam apresentados para ler e apreciar. EF12P04 – Consiste em compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com uma certa autonomia listas, agendas, calendários, avisos, convites receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre


outros gêneros do campo da vida cotidiana ,considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. Por priorizar as habilidades dos 48 alunos envolvidos das duas turmas de alfabetização do 1º ano, da qual estamos à frente nesse ano, 23 crianças já leem sílabas simples. Estamos felizes com os resultados e buscando aprimorar ainda mais esse prazer pelo livro, pela leitura livre e ao ar livre. O projeto acontece nos fundos da escola, na quadra de esportes (grama sintética) durante, aproximadamente, uma aula. As crianças são estimuladas a correr, pular, sorrir e, ao sinal de comando, cada uma busca seu livro e relaxa à vontade, fazendo, à sua maneira, a leitura escolhida. A intervenção das professoras acontece de maneira intencional, porém, não perceptível. Ora estamos questionando qual parte a criança mais gostou, ora fazemos a leitura da escrita com entonação e muito entusiasmo. O olhar e a intenção na dinâmica é pensada e estruturada     individualmente, considerando, específicamente, o processo de entendimento, desenvoltura e  apropriação daquela criança. A leitura planejada em sala de aula, diariamente, contribui para uma autonomia da crianças nesse momento diferenciado, pois os alunos saem do ambbiente restrito de sala de aula e, ao conectar-se ao ar livre, brincam com muita alegria e liberdade. No entanto, por ser um prazer e uma rotina natural, logo buscam a atividade de leitura e relaxamento com naturalidade, de forma individual ou coletiva.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Palavras-chave

Leitura ; Diversão ; Ar livre.

bottom of page