top of page

LEITURA AO AR LIVRE    - ÁRVORE PALAVREIRA

Autores

Luís Alberto Fernandes;
Gustavo A. José

Escola

Escola Reunida Professora Targina Boaventura da Costa - Paulo Lopes/SC

Resumo

O objetivo desse projeto estimular a curiosidade e o desejo da criança pela leitura, expandindo o seu conhecimento e, por conseguinte, a sua ampliação da visão de mundo, de modo a inseri-lo na cultura letrada, possibilitando-lhe a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação suscitados pelo processo de leitura.

 

Para que nossas crianças sejam adultos leitores, é necessário que desde cedo tenham contato com boas histórias e sintam o prazer da literatura.

 

Ponto essencial para a realização deste projeto é a integração família e escola e a saída da zona de conforto das leituras do livro didático através da busca por outros gêneros, assim, possibilitam e trazem à tona aspectos capazes de despertar nas crianças valores sociais e morais, impulsionando-lhes o senso crítico, pois, no momento do debate sobre determinada ideia apresentada em um livro, a turma se posiciona opinando, discutindo, ampliando, desse modo, os isaberes adquiridos na leitura realizada. Com isso, a leitura se torna muito mais que um instrumento escolar, visto que permite ao estudante a compreensão do seu significado na sociedade letrada.

 

Organizamos a turma em um grupo avançado (letrados) e outro em fase de desenvolvimento. Apresentemos a eles o projeto formamos um ambiente adequado para as atividades fora da sala de aula e produzimos uma oficina na árvore palavreira e seguindo o BNCC e as habilidades: EF02LP01 - Expressar-se em situações de intercâmbio oral com autoconfiança (sem medo em falar em público), liberdade e desenvoltura, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. EF02LP06 - Identificar finalidades da interação oral, em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.); EF02LP09 - Ler com autonomia e fluência, textos curtos, com nível de textualidade adequado, silenciosamente e, em seguida, em voz alta; EF02LP10 -  Relacionar os objetivos de leitura de textos lidos na escola aos seus próprios objetivos de leitura fora da escola.

 

Esta oficina acontece às sextas-feiras e todos os alunos escolhem os livros. Às segundas-feiras os alunos relatam a história, conversam e trocam impressões sobre a leitura entre eles. Depois disso, os grupos se dirigem ao ambiente criado especialmente para essa oficina, que é ao ar livre embaixo de uma figueira denominada “Árvore palavreira” e os alunos letrados leem para os demais.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Palavras-chave

Educação literária; Leitura; Oralidade.

bottom of page