top of page

KIT PRIMEIROS SOCORROS - EDUCAÇÃO INFANTIL

Autora

Fabiane Rodrigues da Rosa Silva

Escola

CEI Encantada - Garopaba/SC

Resumo

Considerando a vivência e a participação no Ciclo de Oficinas Literárias Transvendo as Escolas, que teve como motivação e objetivo a realização de um sonho em partilhar leituras, esperanças, e no poder e na força que a literatura tem de  surpreender os fatos da vida cotidiana, nasceu a ideia de realizar uma ação brincante, criativa e sustentável, envolvendo colegas da CEI Encantada, funcionários da SMEC do Município de Garopaba, assim como o Departamento Pedagógico, em especial, deste mesmo município. O Prêmio Elisabete Anderle, de estímulo à Cultura/Artes edição 2021, contemplou os parceiros IFSC Garopaba e a Secretaria de Educação e Cultura de Garopaba, possibilitando a realização de oficinas no período do ano de 2022, através de encontros online e com a orientação das professoras ministrantes Luana de Gusmão e Marizete Spessatto.

Elas trouxeram assuntos pertinentes à área Literária, explorando livros literários e músicas sensíveis nas aberturas de cada encontro, para o embasamento e a explanação de narrativas, poemas, poesias, verbetes, construções e leituras de um mundo encantador que é a vida. Habilidades motoras e de exercícios feitos por meio da análise das memórias afetivas dos participantes, possibilitaram um rico trabalho de sensibilização para a realização das propostas apresentadas e saboreadas com muita intencionalidade e carinho, as quais impulsionaram esta ação brincante, alusiva ao Dia Nacional da Educação Infantil, comemorado em 25 de agosto, que teve a data escolhida em homenagem à Dra. Zilda Arns, personalidade ímpar na História das Causas humanas ligadas à Educação Infantil.

Educar e estar permeado pela Educação Infantil, iniciando este processo pelas famílias, foi o motivador principal deste projeto, que sensibilizou a todos na entrega dos Kits de Primeiros Socorros, contendo dois itens para a construção do jogo de Amarelinha, um item para o brincar de elástico e um item para realizar a brincadeira de Cama de Gato ou Pé de galinha. Assim, pular em um pé só, trocar dicas e regras diferentes de cada cultura que vivencia estas brincadeiras, interagir com o público escolhido e despertar a criança que mora em cada um, será a maior alegria desta ação.

O intuito deste projeto será acompanhar os registros, coletar os sorrisos e eternizar as memórias infantis que merecem ser revividas pelos adultos que buscam os cuidados para seguir a vida mais leve, com saúde emocional, leveza e coordenação.

Sabemos que brincar é essencial a todos, principalmente, aos que já passaram pela Educação Infantil e que encontram crianças nos seus entornos e esta ação, com fechamento previsto para 12 de setembro, buscará representar isso na apresentação da colheita dos retornos dos brincantes e das alegrias revividas nas crianças interiores que cada um dos envolvidos na ação. Deste modo, a participação dos presenteados, o envolvimento e a repercussão nas mídias sociais será o termômetro desta ação.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Palavras-chave

Literatura; Memórias afetivas; Brincar.

bottom of page