top of page

INFÂNCIA POÉTICA

Autoras

Alanir de Souza de Cardoso dos Reis

Mariane Tolentino da Rosa

Escola

CMEI Maria Lopes da Silva ( Dona Pequena) - Imbituba/SC

Resumo

As crianças são verdadeiras poetas. Trazem em suas brincadeiras narrativas que expressam suas próprias formas de ver o mundo. Para as crianças tudo tem vida e, neste sentido, se autorizam a falar, a criar e a imaginar. Dar visibilidade e reconhecimento à autoria e à criação das crianças é um modo de validar os seis direitos de aprendizagem citados na BNCC. Esta ação requer escuta atenta e olhar sensível, pois os documentos norteadores da educação infantil apontam a criança como o centro do planejamento. O projeto “Infância Poética” surgiu a partir das brincadeiras das crianças de rimarem seus nomes espontaneamente. Neste contexto, buscamos nas poesias, nos poemas, nas rimas, nas cantigas e nas histórias a ampliação do conhecimento literário através das interações, de brincadeiras e nas vivências cotidianas na educação infantil. Entendendo que o desenvolvimento e a aprendizagem da criança acontece a todo momento e que, portanto, o currículo  se dá nas ações cotidianas na creche, a proposta foi inserida também nas vivências práticas do dia a dia, como nos momentos de alimentação. A avaliação deste percurso é feita através da reflexão dos registros fotográficos e escritos. Apresenta-se aqui um recorte de uma infância poética vivenciada pelas crianças do infantil III do CMEI Maria Lopes da Silva ( Dona Pequena), dos grupos matutino e vespertino. A imagem 1 (café com poesia) apresenta um

 

dos momentos de café em que a professora recita poesias. A imagem 2 mostra uma proposta na qual as crianças são convidadas a representarem a obra “ Poema para boi dormir” por meio do registro gráfico e a imagem 3 apresenta um contexto organizado, se traduzindo como um convite ao conhecimento e à ampliação do repertório literário pelo contato e manuseio de obras diversas, como poema, rimas e poesias.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Palavras-chave

Poema; Vivência cotidiana; Protagonismo infantil.

bottom of page