IV SELE
Resumo
No retorno das atividades escolares no período pandêmico, identificamos o grande desinteresse pela leitura, o que vem acarretando grande dificuldade na escrita e na interpretação em todos os componentes curriculares. Construiu-se, então, o projeto “Entre Livros e Café”, que busca oportunizar aos educandos a audição dos mais variados textos, partilhados por diferentes pessoas das mais diversas profissões da sociedade. Assim, realizamos convites para que alguns profissionais conduzissem a leitura, seguida de um momento de questionamentos e de um delicioso café. Para que possam perceber que a leitura pode ser um momento de prazer e de trocas de ideias. o projeto foi desenvolvido pelo Programa de Apoio Educacional na biblioteca (PAE), que tem como objetivo principal o desenvolvimento da leitura, escrita, interpretação e ludicidade, atendendo às habilidades e competências do componente curricular de linguagem norteados pela BNCC. O referido projeto traz como aspecto principal a percepção de que a leitura está presente no cotidiano de todas as pessoas, independentemente de sua profissão. Cada convidado adotou sua própria estratégia , aquela que mais condizia com sua realidade: contação, declamação, discurso, mapa conceitual, fotografia, música, entre outras. Procurou-se atingir o desenvolvimento das habilidades EF15LP01 a EF15LP19 do componente curricular de português.
Clique nas imagens para ampliá-las.
Desenvolvimento
As professoras trabalharam a cada mês um tema diferenciado, escolhendo um livro para desenvolver as aulas de leitura na biblioteca. Depois, realizava-se convite a profissionais que se identificavam com o tema desenvolvido. No dia marcado, a turma escolhida e orientada recebia esse convidado para o encontro “Entre Livros e Café”. Na oportunidade, o convidado trazia um texto escolhido por ele para apresentar para a turma. Logo depois da leitura, acontecia uma conversa descontraída e também uma pequena entrevista que buscava mostrar aos pequenos o quanto a leitura faz parte do nosso cotidiano. Realizava-se registro fotográfico, desenho, produção textual e partilha do texto trazido pelo convidado. A avaliação aconteceu através da mudança do hábito relacionado à leitura e à escrita, assim como o melhoramento do desempenho escolar.
Palavras-chave
Leitura; Escrita; Interpretação.