top of page

EM CARTAZ, OS BENEFÍCIOS DAS FRUTAS

Autoras

Renata  Marcelino; Marluce Walter Nauck; Juciara de Paula;  Rozeli Alexandrino

Escola

EMEF Pinguirito - Garopaba/SC

Resumo

O Projeto Leitura é uma ação permanente da escola, portanto, desenvolvido em todas as áreas do conhecimento e de maneira interdisciplinar. Ainda se observa estudantes decodificando palavras sem a preocupação de compreender e interpretar o que estão lendo. Logo, o Projeto Leitura justifica-se pela intencionalidade pedagógica facilitando o acesso e a interação com o mundo letrado, com a literatura, assim como com a descoberta do prazer e da emoção em ler com compreensão. A leitura de imagens, de palavras, de frases e de textos é uma sequência natural para a arte de “brincar com as com as letras”. A arte da palavra implica no sonho de formar leitores e partindo dos gêneros textuais em estudo, o CARTAZ e a RECEITA, foram promovidas atividades de compreensão, interpretação e inferências sistematicamente desenvolvidas para a construção de conceitos, função social dos gêneros e a produção individual e/ou coletiva. A receita do “suco verde'' foi apresentada para a leitura, para o registro escrito e para a observação dos elementos da estrutura textual com a lista de ingredientes, (palavras, números, unidades medidas, pesos), assim como as orientações do modo de preparo,  trazendo, obviamente,  a importância do suco para a saúde corporal. A partir da elaboração coletiva,  no refeitório escolar surgiu a ideia de a turma oferecer o suco verde aos pais  no DIA DA FAMÍLIA NA ESCOLA. A turma foi dividida em grupos e cada aluno ficou responsável por determinada produção. Dentre essas estavam: a produção do cartaz com a receita do suco verde, a ilustração com as frutas e os legumes, a produção de cartazes com os benefícios de cada ingrediente e a produção da receita em forma de folhetos para serem distribuídos às famílias. Ao concluir as produções, cada aluno mencionou o nome da fruta preferida, escrevendo no quadro de giz, em forma de lista. Concomitantemente, realizamos o estudo de cada palavra escrita, a sonoridade, a relação letra/som, a composição silábica e a leitura. Nas aulas ao ar livre, nas atividades na Horta Escolar, observaram as árvores frutíferas (laranjeira, limoeiro e goiabeira) e questionados sobre quais árvores frutíferas gostariam que fossem plantadas no entorno da escola, a maioria da turma mencionou o plantio de sua fruta preferida. Além disso, fizeram a relação da fruta com o plantio de sementes e o desenvolvimento das plantas e a partir da fruta preferida, a proposta foi a realização de uma pesquisa com a participação da família sobre: “Três benefícios da minha fruta preferida para a saúde”. O resultado da pesquisa, com registro em cartaz, foi a apresentação individual aos colegas e às professoras. Posteriormente, houve a organização da exposição das produções para serem observadas, admiradas e lidas as informações. Concluindo o projeto, a sugestão foi um piquenique no parque do Condomínio Morrinhos, bairro Ferraz, próximo à escola, com a proposta de que cada aluno levasse a sua fruta preferida para ser compartilhada no momento do lanche coletivo.  A solicitação foi a de que levassem a fruta inteira para ser descascada e cortada em pedaços pelas professoras durante o piquenique  com a finalidade de extrair as sementes e coletar as cascas para o preparo do adubo orgânico a ser utilizado na Oficina da  “Bola de Sementes”. Atividades de produção oral (relatos sobre as atividades realizadas), produção escrita (relatórios descritivos de observação) e leitura autônoma, individual e compartilhada complementam as dinâmicas lúdicas e as interações com os objetos de conhecimento.

Clique nas imagens para ampliá-las.

 Palavras-chave

Gênero textual; Leitura; Produção escrita.

bottom of page