top of page

DITADO ILUMINADO

Autora

Vânia Baldoino Pereira

Escola

E.E.B Neri Mendonça de Souza - Pescaria Brava/SC

Resumo

O “Ditado Iluminado” é um projeto que apura a curiosidade, concentração, oralidade e leitura das crianças. Alfabetização deve encantar para alfabetizar e, depois de quase dois anos atípicos, com ensino remoto e híbrido, alfabetizar uma turma de 1º ano ficou um pouco mais desafiador. Pensando nisso, nessa transição de Educação Infantil para o Fundamental I, pensei em trazer atividades mais atrativas e lúdicas com a ideia de tornar a alfabetização prazerosa e divertida, estimulando, assim, a leitura, a escola ajuda o aluno a conhecer novos horizontes dentro e fora do ambiente escolar.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Justificativa

Como a transição de Educação Infantil para o Fundamental I, que não é fácil e nem atrativo para as crianças, resolvi alfabetizá-los brincando, aguçando a imaginação e a curiosidade. Com o decorrer do tempo fui mostrando imagens e associando-as com seu nome, por exemplo: trouxe uma imagem de uma vaca e perguntava a eles qual era a letra inicial. Depois de eu dizer uma letra, então, eles respondiam se “sim” ou “não” e qual seria o nome. Então, depois de esclarecida a letra inicial da imagem, eles tinham que responder com o nome de um dos coleguinhas cujo nome tivesse a mesma inicial da imagem. Foram aulas divertidas e prazerosas nas quais foram trabalhadas as seguintes habilidades da BNCC: (EF15LP09) expressar-se em situação de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando palavras com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado; (EF01LP05) reconhecer o sistema de escrita alfabética como a representação dos sons da fala; (EF12LP01) ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização; (EF15LP10) escutar com a atenção fala de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema solicitando esclarecimentos sempre que necessário.(EF01LP07) identificar fonemas e sua representação por letras.

Desenvolvimento

Durante algumas semanas, foram trabalhadas em sala de aula palavras associando-as com as imagens de diversas formas. Assim, os alunos começaram a identificar que cada imagem tinha um nome, assim como eles. Com isso, espontaneamente, observei que os alunos começaram a identificar os fonemas e com base nisso comecei a trabalhar a escrita espontânea.

 

Os resultados alcançados foram diversos e foi notável a evolução que os alunos obtiveram. Então, com a intenção de estimulá-los um pouco mais, trouxe para a sala de aula o ditado iluminado. Sem a luz da lanterna na imagem da lâmpada ninguém conseguia ver nada, mas quando a lanterna era apontada para imagem, a mágica acontecia e os alunos tinham que dizer o nome da imagem que aparecia e escrevê-la espontaneamente na folha que foi repassada a eles.

Para finalizar, organizei a sala em um ambiente escuro com intuito de deixá-los com dificuldade de locomoção no local. Assim, pude motivá-los a entender que a luz é como a leitura, capaz de levar a luminosidade para os ambientes escurecidos e levar a claridade para a vida da criança que ao ler e decifrar códigos e, assim, que ela é capaz de ter uma vida social mais segura e feliz ao saber ler. Foi um projeto incrível que a cada momento os alunos participaram e interagiam entre si.

Palavras-chave

Transição; Escrita; Oralidade.

bottom of page