top of page

LENDAS DE ÁGUA E AREIA – HISTÓRIA DO NOSSO LUGAR

Autora

Daniela Scartazzini

Escola

E.M.E.F. Januário Domingos Ferreira

Garopaba SC

Resumo

A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Nas temáticas da infância, a cultura de cada região, contexto, comunidade ou local onde cada criança nasce, cresce e se educa é essencial para sua formação integral. A região de Garopaba e Imbituba é repleta de lendas e histórias marcadas pela beleza e ludicidade. A difusão destas histórias e lendas que constituem a origem da formação cultural da comunidade fortalece os laços e qualifica o reconhecimento da tradição e da formação de uma população, além de valorizar as pessoas que construíram e constroem esse lugar. Neste sentido, trazer a público essas manifestações é de extrema relevância cultural, social e humana e justifica este projeto. Com base na BNCC, trabalhamos as áreas de conhecimento relacionadas a linguagens: música e artes integradas. Considerou-se como direito de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil: Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário. O Campo de Experiência enfatizado foi: O eu, o outro e o nós e Traços, sons, cores e formas. Saliento nas Competências Específicas de Linguagens para o Ensino Fundamental: Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. Habilidades exercitadas: (EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. (EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados. (EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical. Este projeto está planejado para ser executado em dois bimestres. A apresentação do projeto em sala de aula virtual iniciou-se com a abordagem do processo de formação das Lendas Brasileiras, nesse contesto foram trabalhadas lendas de origem indígena, europeia e africana. Desenvolveu-se juntamente com estas o estudo de canções, formas sonoras e instrumentos musicais relacionados às etnias mencionadas. Posteriormente iniciou-se a apresentação das lendas locais e juntamente com estas, aspectos da cultura histórica local como o feitio do fio de algodão e o tear, o folguedo do Boi de Mamão, as bonecas de mamoneira, a ratoeira e a fabricação e utilização do fio de tucum. Saliento que todas as atividades realizadas nas aulas virtuais são filmadas e encaminhadas para os grupos de alunos para que, desta forma, haja um amplo acesso de todos. A disciplina de Contação de História e Musicalização não tem caráter avaliativo, porém, são sugeridas atividades de musicalização e de Contação de História onde as crianças são filmadas realizando as atividades propostas e dessa forma é possível acompanhamos seu envolvimento, desenvolvimento e progressão, bem como, sua impressão e interação com os saberes trabalhados.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Palavras-chave

Lendas locais; identidade individual, social e cultural; patrimônio cultural

Alguns links de acesso

https://www.youtube.com/watch?v=NveEukUo3GM

https://www.youtube.com/watch?v=saVot1_Cs8M&t=6s

https://www.youtube.com/watch?v=sw8RzAaO-ZE&t=8s

bottom of page