top of page

CORTINA DA LEITURA

Autoras

Maria Isabel de Bona Correa e
Karina Tavares

Escola

Escola Básica Ivo Silveira - Paulo Lopes/SC

Resumo

As histórias educam e estimulam o desenvolvimento, atenção, imaginação, observação, memória e linguagem. Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, este projeto de leitura foi elaborado com o objetivo de incentivar o habito de ler. Dessa forma, o contato com o mundo da leitura explorado em três formas: a leitura de palavras, de frases e de textos. Para estimular e desenvolver a escrita e leitura de nossos alunos buscamos desenvolver atividades lúdicas. A cortina da leitura trabalha a relação da escrita e leitura na qual todos os colegas participam tanto no registro quanto na leitura. Cada criança sorteia uma palavra faz a leitura oral para a turma e os alunos fazem o registro no caderno através da escrita e, em seguida, trabalhamos a inicial da palavra, quantas letras e sílabas. Na segunda parte, els fazem a leitura das frases e, por último, os pequenos textos. Um aluno por dia faz a leitura no início da aula. O registro através da escrita é um importante mecanismo para desenvolver as habilidades relativas à leitura e escrita. As habilidades desenvolvidas nessa atividade são (EF15LP1), (EF15LP02), (EF02LP04) e (EF12LP01).

A avaliação ocorrerá durante todo o processo a partir da observação direta das atitudes do aluno leitor no cotidiano e da avaliação de leitura e interpretação do aluno.

Clique nas imagens para ampliá-las.

 Palavras-chave

Leitura; interpretação; escrita;

bottom of page