V SELE
6 DE NOVEMBRO/2023 • SEGUNDA-FEIRA
18h - mesa de abertura
ABERTURA OFICIAL DO EVENTO
19h - mesa de abertura
LITERATURA, CULTURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES
com Prof. Dionísio Bahule (Universidade Pedagógica de Moçambique) e Profa. Bel Santos Mayer (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário- IBEAC)
mediação Profa. Dra. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis) e Profa. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)
A promoção do acesso à literatura e à cultura como direito humano pode parecer contraditória diante de contextos em que as condições de vida estão distantes das ideais. No entanto, a fabulação e o sonho são essenciais ao enfrentamento de vulnerabilidades. É preciso sonhar o futuro, dizê-lo, escrevê-lo, desenhá-lo, fazê-lo. A partir de sua experiência como educadora social, Bel Santos Mayer compartilhará práticas de inclusão do direito humano à literatura nos cotidianos de comunidades periféricas, destacando a atuação dos(as) mediadores(as) de leitura e das bibliotecas comunitárias na construção de um país leitor.
(Bel Santo Mayer)
Ao analisar a relação entre literatura, homem e cultura, o escritor e professor Dionísio Bahule abordará a respeito da utopia de uma arte que aniquila o sujeito para propor a categoria do original. A palestra tratará sobre como esse modelo não se ajusta a um contexto de África e de Moçambique, em particular, onde a interrogativa que move o motor estético passa pela categoria do «Nós»; nós o colectivo – o sincero. O autor analisará como, hoje, a nova crítica contrabandeia pequenos nadas para o processo do ensino e da leitura do objecto literário. (Dionísio Bahule)
7 DE NOVEMBRO/2023 • TERÇA-FEIRA
8h30min • sessão relatos de experiência
LEITURA E MATEMÁTICA
15h • intervalo
10h • intervalo
10h30min • sessão relatos de experiência
LEITURA E MATEMÁTICA
mediação Prof. Antônio Maurício Medeiros Alves (UFPel)
12h • intervalo
13h30min • palestra
QUE OBJETO É ESTE? REFLEXÕES SOBRE COMO O LIVRO CONVIDA À EXPLORAÇÃO DOS SENTIDOS NO CORPO-LEITOR
com Prof. Luís Carlos Girão (USP) e Profa. Juliana Pádua (Mackenzie)
mediação Profa. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis)
Os livros são objetos que existem no mundo não apenas como suportes de palavras e imagens para se ler com os olhos e/ou os ouvidos. Eles também convidam ao manuseio e, assim, nesse abrir-e-fechar, tocar-e-ser tocado, rodar-e-puxar, o corpo-livro vai dialogando com outros sentidos do corpo-leitor, ainda mais quando pensamos em obras mais experimentais e que exploram suas múltiplas materialidades. Nesse sentido, é válido questionar: O quê e como se lê para além de palavras e imagens em um livro? O que pode estar previsto no contato do corpo-leitor com o corpo-livro? De que modo essa estrutura-significante multissemiótica afeta o ler e o sentir? Buscando responder brevemente às questões levantadas, esta fala irá expor alguns modos de ler e sentir o corpo-livro como objeto que significa em múltiplas frentes de sentido, que explora linguagens verbais, visuais, sonoras, táteis e objetuais, convidando, assim, o corpo-leitor a um jogo de interações e movimentações que é o ler-brincar tão característico da literatura de infância contemporânea.
15h15min • palestra
A POESIA EM QUALQUER INSTANTE - DENTRO E FORA DA SALA DE AULA
com Escritora Edith Chacon
mediação Profa. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis)
Tudo pode ser motivo para se criar um poema ou um instante poético. Trabalhar as emoções, brincar com o ritmo e as rimas, fazer sons, jogar com as palavras, imagens e fantasias, decifrar metáforas, escrever, ler, sentir, declamar e se encantar com a poesia pode ser desenvolvido desde cedo. Você topa "acordar as palavras" comigo?
8 DE NOVEMBRO/2023 • QUARTA-FEIRA
8h30min • palestra
BIBLIOTECA DE FORA: COMO OS LIVROS CONTEMPORÂNEOS PARA A INFÂNCIA REPRESENTAM A NATUREZA A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DA ECOLOGIA DECOLONIAL
com Jornalista Thais Caramico (USP)
mediação Profa. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis) e Profa. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)
Quando falamos em crise ambiental, pensamos em um futuro que depende das nossas ações e cuidados do agora. Os livros, sem cair no didatismo, podem trazer questões que nos ajudam a refletir sobre a vida, a natureza e as infâncias, a partir de elaborações poéticas. Mas de que forma isso está sendo abordado em narrativas literárias publicadas para crianças? A partir da interrelação de linguagens e saberes, irei apresentar um resumo comparativo sobre duas obras cuja temática é o crime ambiental ocorrido nas cidades mineiras, Mariana e Brumadinho. É preciso e urgente pensarmos em uma relação de igualdade e emancipação da dominação colonial, não de exploração, e é isso que a ecologia decolonial nos ensina: a questionar as maneiras de habitar a Terra para que possamos viver mudanças nessa relação.
10h30min • oficina
VERSO, SOM, RITMO: A POESIA NA SALA DE AULA
com Profa. Rosilene Koscianski (UFSC) e Profa. Regiane Boainain (PUC-SP)
mediação Profa. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis) e Profa. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)
A oficina tem como objetivo propor exercícios poéticos instigando professores a lidar com a poesia de forma brincante e ensaísta. Esses exercícios são eficientes para soltar a imaginação, destravar a sensibilidade e também mobilizar a escrita poética de criança de todas as idades. Um poema, um livro poético dita sua própria metodologia e abre para uma experiência poética que pode suscitar uma escrita. Afinal, a leitura de um poema é um convite ao leitor/ouvinte a dizer o seu verso. Então, nesta nossa oficina, vamos brincar com a linguagem, fazendo os seguintes exercícios poéticos: A poesia do nome; Criação de comparações originais, mágico-poéticas; Descrição de detalhes percebidos em objetos comuns; Criação de haicais: a fotografia do instante; O mundo pelo olhar das crianças: criação de um dicionário poético; Criação de poesia visual e Receitas poéticas.
10h • intervalo
12h • intervalo
13h30min • sessão de relatos de experiência
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
15h • intervalo
15h15min • sessão de relatos de experiência
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
mediação Profa. Darlene Webler (FURG)
9 DE NOVEMBRO/2023 • QUINTA-FEIRA
8h30min • sessão de relatos de experiência
LEITURA E LITERATURA INFANTOJUVENIL
10h • intervalo
10h30min • sessão relatos de experiência
LEITURA E LITERATURA INFANTOJUVENIL
mediação Profa. Marlene Zwierewicz (UNIARP)
12h • intervalo
13h30min • palestra
A CRIANÇA E A LINGUAGEM DO IMAGINAR
com Prof. Gandhy Piorski
mediação Profa. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis)
As crianças não têm intenções estéticas. Porém já são dotadas de sensorialidade anímica, sensível à luz estética. Expressam e captam qualidades artísticas. Mas uma ordem própria de qualidades. Existem peculiaridades nesse modo vinculativo da criança com a arte. A sensibilidade arquetípica da criança não abraça de pronto qualquer oferta. O encontro da potência anímica da arte com a imaginação da criança deve passar por acordos simbólicos. Só assim um alçará o outro à categoria do constitutivo, do transformador, do revolucionário.
15h • intervalo
15h15min • PROJETOS FINALISTAS
III Mostra Virtual de Projetos: Leitura, teoria e prática
Participantes das cidades de Garopaba, Laguna, Imbituba, Paulo Lopes, Pescaria Brava, Capão do Leão e Santa Vitória do Palmar
mediação
Profa. Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Marizete Bortolanza Spessatto (IFSC-Florianópolis)
17h • Encerramento
CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO
Apresentação Cultural
UMA FÁBULA SOBRE A FÁBULA
com Kelly Orasi
No conto árabe "Uma fábula sobre a Fábula", a narradora fala sobre o potencial que as histórias possuem de levar "verdades" aos lugares, aparentemente, inatingíveis. A presença da contadora é marcada por sua expressividade, proporcionando ao público uma performance sensível e poética.