top of page

ATRAVÉS DA MINHA
JANELA EU VEJO...

Autora

Deborah Cabral Hemmer

Escola

Escola Municipal de Ensino Fundamental Agostinho Botelho - Garopaba/SC

Resumo

Tendo como ponto de partida a importância do olhar atento dos alunos para além da sua casa, o projeto desenvolveu a escrita e a leitura do mundo, conectando esses alunos com as realidades distintas dos colegas, bem como a diversidade do “olhar para fora”. O objetivo geral foi realizar a releitura do livro “Da Minha Janela”, escrito por Otávio Júnior, em que cada aluno descreve o que vê, ouve ou sente ao olhar através da sua janela. No Ensino Fundamental, a leitura e a escrita devem figurar como ações prioritárias, em que, nessa etapa, o ideal é que os alunos sejam capazes de ler textos com autonomia e identificar problemas de compreensão e resolvê-los. Para isso, precisam realizar inferências, reler o texto, questionar o professor. Assim, buscou-se desenvolver competências socioemocionais ao trabalhar a empatia, o respeito ao próximo. Na área do conhecimento Linguagens foram desenvolvidas as seguintes competências gerais: utilizar diferentes linguagens verbal (oral e escrita), corporal, visual, sonora, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. As habilidades contempladas foram: planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas; reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação; editar a versão final do texto em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital e relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos. Para realizar a releitura, cada aluno escreveu, no mínimo, 10 frases “Da minha janela vejo/ouço/sinto...”. A janela poderia ser da sua casa, ou a porta, ou até mesmo a sua janela para o mundo, os olhos. Na segunda etapa compôs-se as frases em formato de livro, com capa, dedicatória e desenhos e colagens foram feitos para ilustrar cada frase escrita. Além disso, uma visita será realizada nas casas dos alunos para que os colegas possam olhar através da janela do outro na tentativa de interpretar ou apresentar novos olhares a mesma vista. Por fim, eles devem apresentar para a equipe escolar o projeto, realizando a leitura do livro original e algumas releituras. Uma avaliação formativa foi realizada ao longo do desenvolvimento do projeto, priorizando o planejamento do livro, escrita e reescrita das frases, ilustração de acordo com o que foi escrito, gestão de tempo, atenção a proposta didática. Como resultado obtivemos lindas leituras do mundo de cada aluno, que conseguiram-se expressar em palavras e ilustrações o que viam para além dos seus olhares.

Clique nas imagens para ampliá-las.

 Palavras-chave

Olhar; Sentir; Diversidade;

bottom of page