top of page

ANITA GARIBALDI, DESENVOLVENDO O HÁBITO DE LEITURA POR MEIO DO RESGATE HISTÓRICO DA FIGURA FEMININAS

Autoras

Karen Gomes Vogel; Fabiana de Souza

Escola

Escola Municipal Professora Terezinha Pinho de Souza - Imbituba/SC

Resumo

Buscando desenvolver o hábito da leitura atrelado ao resgate do protagonismo feminino presente na história catarinense e no município de Imbituba, nasceu o projeto interdisciplinar Anita Garibaldi, um resgate histórico da figura feminina. Anita Garibaldi fez parte da história do município de Imbituba. Participou ativamente, ao lado do marido Giuseppe Garibaldi, de sua primeira batalha naval, chamada de “O Batismo de Fogo”, que ocorreu na região da Praia do Porto. O projeto se valeu da obra: Anita, para pintar e bordar… da escritora Cida Dias para desenvolver rotinas de leitura, vivências intertextuais e de recursos semióticos em busca da valorização do patrimônio cultural, material e imaterial, envolvendo o protagonismo feminino. No livro, a história de vida de Anita Garibaldi é apresentada de forma lúdica e poética, rimada e ritmada por fragmentos de escritas de grandes conhecedores de sua vida, bem como de canções tradicionais. O projeto está sendo desenvolvido ao longo do deste ano com as turmas de 3° ano dos anos iniciais, buscando contribuir no encantamento pela leitura e escrita, ascendendo a curiosidade aos aspectos histórico e culturais por meio de narrativas que permeiam a ancestralidade local e regional e a presença da força feminina. Como forma de potencializar as práticas de leitura realizadas em sala de aula, foram desenvolvidos estudos e atividades interdisciplinares entre os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Arte, História, Geografia e Ensino Religioso, buscando ampliar o conhecimento de mundo e fomentar a curiosidade dos estudantes. Está sendo desenvolvida a competência de valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, bem como no desenvolvimento da a competência de valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural; relacionadas as habilidades (EF12LP18), (EF35LP11), (EF15AR05), (EF03GE02), (EF03HI04), (EF03ER01). Além da leitura diária de trechos de livros, foram realizadas leituras de textos históricos sobre o município; leitura de trechos de cartas pessoais escritas por Anita Garibaldi usando o recurso de projeção multimídia para o acompanhamento coletivo dos estudantes às leituras; pintura e colagem das ilustrações do livro, confecção de uma releitura coletiva com grãos; realização da escrita coletiva de uma carta para a autora relatando a experiência com o livro; realização de pesquisas on-line aos pontos históricos; declamações de capítulos do livro para apresentação para outras turmas da escola. Foi agendado um encontro com a autora Cida Dias na escola para um momento lúdico de contação da história sobre Anita Garibaldi. Os estudantes receberão o retorno da carta que escreveram, juntamente com um vídeo de agradecimento da autora. A avaliação do projeto está ocorrendo ao longo das atividades desenvolvidas e por meio de instrumentos avaliativos de cada componente curricular. Os alunos mostraram muito envolvimento e bom desempenho nas propostas realizadas, sendo observado aumento no interesse dos estudantes pela leitura, escrita e ampliação significativa do vocabulário.

Clique nas imagens para ampliá-las.

 Palavras-chave

Anita Garibaldi; Leitura; História.

bottom of page