top of page

ABRINDO A CAIXINHA DE MEMORIAS, RESGANTANDO BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS, CANTIGAS DE RODA E HISTORIAS ANTIGAS

Autoras

Gizele Nilzete Tomaz; Carla De Oliveira Liberato; Cleuza de Bona; Graziela Marly Correia Moisés; Katia Aline de Lima; Elizabete Florinda Pedro; Fabiana Santiago Ferreira; Isabel Brandao e Marilene Dagmar Pires

Escola

Centro Educacional Dona Olga
Paulo Lopes / SC

Resumo

Em tempos em que os brinquedos e brincadeiras simples, como amarelinha, pula corda, esconde-esconde, cederam espaços para as inovações tecnológicas, o ato de brincar tem se modificado bastante. As brincadeiras antigas transformaram-se em jogos de videogame, smartphones, tablets e outros. Tendo em vista que as brincadeiras desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, este projeto tem como finalidade fazer um resgate de brinquedos e brincadeiras antigas e com elas desenvolver um ensino-aprendizagem que desperte o prazer em aprender, fazendo da escola um espaço cultural, de trocas de conhecimento e de oportunidades a todos. Buscaremos desenvolver com os alunos brinquedos e brincadeiras, cantigas, contação de histórias e jogos antigos, a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado por brincadeiras, possibilitando às crianças o conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos e, sim, participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares nas

brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano. Buscamos, através do projeto, possibilitar interações e vivências que estimulassem o protagonismo infantil, proporcionasse o contato com a literatura e que oportunizasse a família de estar mais envolvida com o afetivo e cognitivo da criança. Em meio às atividades já realizadas estão as contações de histórias, saídas de campo, apresentação das mascotes da escola, leituras de livros referências do projeto, entrevistas com escritoras e releitura das obras do artista Ivan Cruz. Dentre as competências e habilidades desenvolvidas estão (EI03EO04) comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos, (EI03EO06) manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida; (EI03EO01) demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir; (EI03CG01) criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música; (EI03CG03) criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música; (EI03TS01) utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas; (EI03EF05) recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba entre outras.

Clique nas imagens para ampliá-las.

 Palavras-chave

Brincadeiras; Memórias afetivas; Literatura.

bottom of page