V SELE
Resumo
O projeto “Liberte um Poema” foi desenvolvido nas turmas de 3° ano 01 e 02, com o objetivo de aprofundar os conceitos de rimas, versos, estrofes, desenvolver a produção escrita e a fluência leitora. Foram desenvolvidas as habilidades de ler e compreender com certa autonomia textos em versos, explorando rimas, sons, jogos de palavras, imagens poéticas, recursos visuais e sonoros; declamar poemas com entonação, postura e interpretação adequadas; expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado; atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal e tom de voz. O projeto buscou reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos e valores, estimulando as crianças de forma criativa e prazerosa o hábito da escrita e leitura para o público e desenvolver as competências do componente Língua Portuguesa que é ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos e continuar aprendendo. A atividade inicial foi a apresentação da letra da canção “Paisagem na Janela”, interpretada por Milton Nascimento. A leitura com entonação, a cantiga e a interpretação oral e escrita propuseram a contextualização ao cotidiano das crianças, a experiência de observarem da janela da escola e de suas casas, seguida de relato escrito e a produção de um poema. Em outro momento, as duas turmas realizaram uma trilha ecológica no Instituto Gaia Village e, nela, foi proposta a descrição do olhar de cada criança em uma janela de papel. Essas atividades promoveram a imaginação e a criatividade na produção dos poemas. Assim, para o evento do “Dia da Família na Escola”, as duas turmas, juntamente com suas professoras, produziram 480 poemas, realizaram a leitura, fizeram a autocorreção e os prepararam nas gaiolas a fim de que, no decorrer do evento, os pais e familiares libertassem um poema, lendo e levando para casa uma produção dos alunos das duas turmas do 3° ano. As atividades foram tão contagiantes que os alunos sugeriram dar continuidade. Dessa forma, decidiram coletivamente que na primeira sexta-feira do mês, a gaiola com os poemas ficará na portaria da escola para quem desejar libertá-los. O projeto foi apresentado, também, na “Feira do Livro”, na “Mostra Lutz” e no Desfile Cívico de 7 de setembro. Os temas dos poemas são livres, possibilitando a criatividade dos alunos e a liberdade de expressão. A avaliação é contínua, pois a cada momento há a entrega de um poema, que é lido em voz alta e feita a correção ortográfica. Observa-se a autonomia em buscar obras literárias para aprimorar o conhecimento leitor