top of page

PROGRAMAÇÃO 2024

4 DE NOVEMBRO/2024 • SEGUNDA-FEIRA

14h - cerimônia de abertura

ā€‹

ABERTURA OFICIAL DO EVENTO

15h - mesa de abertura

ā€‹

PERCEPÇÃO AVIVADA: A LITERATURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

ā€‹

com Profa. Dra. Juliana Pádua (GEPLIJ/UNIFESSPA - Marabá)ā€‹

ā€‹

mediação Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis) 

ā€‹

local Auditório do IFSC-Garopaba e transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC

ā€‹

livro-paisagem.png

A literatura, em estado de infância, é um convite à exploração dos múltiplos sentidos, tanto os depreendidos pelas leituras das obras quanto os despertados no corpo durante as performances leitoras. Nos primeiros anos de vida, quando tudo se figura como descoberta e inaugural, isso ganha maior amplidão. Com base em uma perspectiva cognitivo-sensório-motora, esta palestra se debruça sobre as diferentes linguagens que compõem o objeto livro, refletindo como elas aguçam uma percepção avivada plural. Para tanto, serão apresentadas obras literárias contemporâneas, sendo algumas de coautoria da palestranteā€‹

5 DE NOVEMBRO/2024 • TERÇA-FEIRA

8h30min • sessão relatos de experiência

 >> PROGRAMA <<

 

LEITURA, LINGUAGEM E MATEMÁTICA

10h • intervalo

10h30min • sessão relatos de experiência

ā€‹

 

LEITURA, LINGUAGEM E MATEMÁTICA

ā€‹

mediação Prof. Dr. Antônio Maurício Medeiros Alves (UFPel)

ā€‹

local Auditório das SMECs parceiras e transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC

12h • intervalo

13h30min • palestra

 

EDUCAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DE LEITORES: OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

ā€‹

com Prof. Dr. Fernando José Fraga de Azevedo (Universidade do Minho – Portugal)ā€‹

ā€‹

ā€‹mediação Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa.  Dra. Mari Bortolanza  (IFSC-Florianópolis)

ā€‹

local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC

Esta palestra abordará a importância da educação literária e da formação de leitores, destacando os desafios contemporâneos enfrentados tanto dentro quanto fora da escola. Serão discutidos, entre outros aspetos, os impactos do ‘gaming’, que pode estimular a atenção dos jovens para outras formas de revisitar a leitura e a educação literária. Além disso, a palestra explorará como aplicativos de IA podem ser utilizados como ferramentas eficazes para estimular o interesse pela leitura, oferecendo novas formas de envolvimento e tornando a experiência literária mais atraente e acessível para as novas gerações.

15h • intervalo

15h15min • palestra

 

ACERVOS LITERÁRIOS E A ORIGEM CONTINENTAL AFRICANA

 

com  Profa. Dra. Heloísa Pires Lima (São Paulo)

 

ā€‹mediação Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa.  Dra. Mari Bortolanza  (IFSC-Florianópolis)

ā€‹

local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC

A criança ou o/a adolescente pode vir a se relacionar com os inúmeros personagens e ambientes de algum acervo literário à sua disposição. E quando a leitura se depara com uma voz que remete à origem africana em alguma parte desse percurso? É possível eleger alguns aspectos sensíveis que provoquem a forma de perceber livros e infâncias. E já que a pergunta é “quando?”, ela impõe a perspectiva temporal para a produção e a audiência dos materiais. A escritora também apresentará as respostas que vem construindo em sua jornada como educadora e escritora.

menino.png
6 DE NOVEMBRO/2023 • QUARTA-FEIRA

8h30min • palestra

 

 O ESTRANHAMENTO NA ARTE:
REFLEXÕES SOBRE LIVROS PARA BEBÊS, CRIANÇAS E JOVENS

 

com Escritora e pesquisadora Aline Abreu (PUC-SP)

 

ā€‹mediação Profa. Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis) e Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)

ā€‹

local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC

Nosso encontro trará a proposição de um modo de produzir e pensar arte que visa a produção de deslocamentos perceptivos em seus receptores. Como podemos pensar esse procedimento artístico no contexto dos livros para bebês, crianças e jovens e como buscar reconhecer o potencial de expansão de nossos repertórios a partir dessas leituras? Buscaremos refletir em conjunto sobre essas proposições com o apoio de exemplos práticos.

.

10h • intervalo

10h30min • palestra

 

LER COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: ESTRATÉGIAS PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA

 

com Profa. Dra. Cássia Bittens (PUC-SP)ā€‹ā€‹

 

mediação Profa. Dra. Mari Bortolanza  (IFSC-Florianópolis) e Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba)

ā€‹

local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC

A palestra tem como objetivo sensibilizar professoras e professores  da educação infantil sobre a importância da leitura para bebês e crianças pequenas, destacando aspectos emocionais, sociais e cognitivos. Assim, serão discutidos temas como a relevância do vínculo afetivo, o livro literário como processo humanizador e as características dos livros para a primeira infância. As referências incluem os psicanalistas Donald Winnicott, Victor Guerra e Bernard Golse, o sociólogo Antonio Candido, e as pesquisadoras Diana Navas e Bettina Kümmerling-Meibauer.

12h • intervalo

menina-lendo.png

13h30min • mesa-redonda

 

EXPERIÊNCIAS COM A LEITURA E A ESCRITA NA AMÉRICA LATINA

 

com Profa. Dra. Myriam Esther Ortiz Padilla (Universidade Simón Bolívar - Colômbia)

Profa. Dra. Glória Clemencia Valencia (Universidade de Manizales – Colômbia)

Prof. Dr. Saturnino de La Torre (Red Internacional de Escuelas Creativas – Barcelona)ā€‹ā€‹

 

mediação Profa. Dra. Marlene Zwierewicz (UNIARP- Brasil))

ā€‹

local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC

7 DE NOVEMBRO/2024 • QUINTA-FEIRA

8h30min • sessão de relatos de experiência >> PROGRAMA <<

 

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICAā€‹

10h • intervalo

10h30min • sessão relatos de experiência

 

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICAā€‹

ā€‹

mediação Profa. Dra. Marlene Zwierewicz (UNIARP)

ā€‹

local Salas de aula da UNIARP e transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC

12h • intervalo

13h30min • oficina

 

 O ATELIÊ E A LEITURA DA PAISAGEMā€‹

ā€‹

com Arte-educadora Rayssa Oliveira (São Paulo)

ā€‹

mediação Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis) 

ā€‹

local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC

Um encontro para falar das possibilidades do ateliê na escola da infância como caminho para abrir mundos no encontro com a paisagem. O ateliê como convite a ler o mundo ao redor e desvelar camadas a cada miudeza encontrada.

15h • intervalo

15h15min • oficina

 

MALA LIVRO: O QUE PODE CABER?ā€‹

ā€‹

com Arte-educadora Juliana Carnasciali (JulliPop) (São Paulo)

ā€‹

mediação Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis) 

ā€‹

local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC

A partir da metaĢfora em que uma mala guarda um imenso repertoĢrio cultural, sensorial e intelectual, e que noĢs, seres humanos, somos grandes livros sendo escritos na viagem da vida, o encontro "Mala livro: o que pode caber?" vem convocar a todas as pessoas envolvidas, um enlace com suas bagagens desde a infância até aqui, especificamente artísticas e literárias, em diálogo com a bagagem apresentada pela artista educadora. Experimentar, via uma prática estética, o que pode caber, é o mote do encontro.

livro-que-sonha.png
8 DE NOVEMBRO/2024 • SEXTA-FEIRA

8h30min • sessão de relatos de experiência

>> PROGRAMA <<

 

Grupo de estudo OLHAR E GESTO DE DESCOBERTA: REFLEXÕES SOBRE OS MULTIVERSOS DA LITERATURA DE INFÂNCIA (Diversos Estados do Brasil) ā€‹

10h • intervalo

10h30min • sessão relatos de experiência

 

Grupo de estudo OLHAR E GESTO DE DESCOBERTA: REFLEXÕES SOBRE OS MULTIVERSOS DA LITERATURA DE INFÂNCIA (Diversos Estados do Brasil) ā€‹ā€‹

ā€‹

mediação Profa. Dra. Juliana Pádua (GEPLIJ/UNIFESSPA - Marabá)

ā€‹

local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC

12h • intervalo

13h30min • palestra

 

CORDEL, MEMÓRIA E TRADIÇÃOā€‹

ā€‹

com Escritor Marco Haurélio

ā€‹

mediação Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa. Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis) 

ā€‹

local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC

15h15min • PROJETOS FINALISTAS 

IV Mostra Virtual de Projetos: Leitura, teoria e prática

Participantes das cidades de Garopaba, Laguna, Imbituba, Paulo Lopes, Pescaria Brava e Capão do Leão.

ā€‹

mediação

Profa. M.e Luana de Gusmão Silveira (IFSC-Garopaba) e Profa.  Dra. Mari Bortolanza (IFSC-Florianópolis)

ā€‹

local on-line / transmissão ao vivo pelos canais do Youtube do IFSC

ā€‹

 

17h • Encerramento

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO

ā€‹

Apresentação Cultural

OS CICLOS DE LUNAR

ā€‹

com  Laura Tamiana

Tudo que é vivo se move em ciclos. Tudo o que é vivo um dia existe em potencial, nasce, cresce, amadurece, envelhece e morre, para renascer. Foi a partir de investigações sobre essa inteligência cíclica da vida que a artista Laura Tamiana concebeu seu projeto musical LUNAR – álbum e espetáculo –, com um repertório autoral pontuado de cantigas tradicionais brasileiras e africanas. Nesta apresentação OS CICLOS DE LUNAR, composta especialmente para o evento, a artista faz uma partilha sobre a consciência dos ciclos, abordando seu potencial para o fazer criativo, pontuada com trechos gravados de apresentações do espetáculo Lunar.

ā€‹

ā€‹

ā€‹

O que conecta a Literatura de Cordel aos contos de tradição oral e às mitologias do mundo antigo? E o que isso tem a ver com os contos de fadas e com a literatura para as infâncias? Marco Haurélio, estudioso do cordel e da tradição oral, responderá a esta e  outras perguntas em um encontro imperdível.

bottom of page