V SELE
Resumo
Nas salas de aula dos anos finais ainda encontramos alunos que estão no nível da leitura silábica e que também não desenvolveram adequadamente a capacidade de abstração. Desta forma, apresentam grande dificuldade de compreensão de textos simples e maior dificuldade de inferir qualquer ideia implícita nos textos. Para o professor de séries finais, sem formação relacionada com a alfabetização e a aquisição da linguagem, a tarefa de formar leitores e despertar o prazer de ler torna-se mais complexa, pois as pesquisas costumam apresentar como problema principal o desenvolvimento do gosto pela leitura, sem levar em conta as questões de níveis de alfabetização dos alunos. Assim, lidando com turmas heterogêneas, com níveis de compreensão leitora diferenciados, é necessário diversificar as atividades para que cada aluno consiga desenvolver a compreensão daquilo que lê em seu próprio ritmo. Nesse contexto, o projeto “Fluência Leitora” tem como objetivo minimizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à compreensão leitora, buscando incentivar sua busca por superar individualmente suas limitações através do desenvolvimento da consciência das limitações que apresenta, desenvolvendo o hábito da leitura e a proficiência leitora. Além disso, busca, também, ampliar o repertório de leitura dos alunos; desenvolver a fluência leitora; desenvolver a compreensão sobre aquilo que lê e desenvolver consciência crítica e argumentativa. O projeto acontece ao longo do ano, durante as aulas de Língua Portuguesa, em que os alunos desenvolvem atividades de leitura, análise literária, leitura de gêneros literários variados, empréstimos de livros da biblioteca, elaboração de vídeos sobre gêneros literários diversos, apresentação de seminários e, depois, há um concurso de fluência leitora. Para a avaliação da fluência leitora, os alunos gravam a leitura de um texto previamente distribuído pelos professores de Língua Portuguesa e estes vídeos são enviados para um grupo de Whatsapp para avaliação e seleção dos alunos com melhor desempenho. Ademais,a avaliação é feita pela direção e pela coordenação pedagógica, que selecionam os alunos com melhor fluência.