V SELE
Resumo
O projeto "Petinho Amigo" surgiu para conscientizar a população sobre a importância de não abandonar animais, sobre a castração e sobre os cuidados básicos com eles. O objetivo é arrecadar fundos para apoiar protetores independentes do bairro, utilizando a escrita de histórias e a coleta de dados para engajar a comunidade em práticas responsáveis. O projeto envolveu a criação de um livro que reflete vivências reais dos alunos no cuidado com os animais. Ao confeccionar o livro, os alunos exploraram seu imaginário, produziram histórias, ilustrações e trabalharam em equipe. O processo incluiu coleta de informações, estudo do gênero textual e revisões de grafia, promovendo habilidades em leitura, escrita e colaboração. Desenvolvemos atividades nas áreas da Linguagem, Matemática e Ciências Humanas e da Natureza. Em Língua Portuguesa foram desenvolvidos os objetivos específicos de reconstrução das condições de produção e recepção de textos e estratégias de leitura, a saber, as habilidades: EF15LP01; EF15LP02; EF15LP03. Em Matemática, trabalhamos números e problemas de contagem e a habilidade: EF05MA09. Em Ciências Humanas, trabalhamos a natureza, ambientes, saúde e qualidade de vida, desenvolvendo a habilidade: EF05GE12. Em Ciências da natureza, desenvolvemos vida e evolução, seres vivos no ambiente, com foco na habilidade: EF02CI04. Na execução do projeto foram realizadas pesquisas de campo com a comunidade para cadastrar dados sobre animais castrados, vacinados e identificados. O livro foi escrito de forma contínua, com construção e reformulação diárias. As turmas criaram cartazes de conscientização e organizaram uma rifa para arrecadar fundos, que foram usados para a compra de ração. A avaliação do projeto foi contínua e interdisciplinar, com observação direta das atividades realizadas, análise dos dados coletados, avaliação da participação dos alunos e medição dos resultados das campanhas e da arrecadação. O projeto “Petinho Amigo” ajudou as crianças do Ensino Fundamental a desenvolver habilidades de leitura e escrita ao envolvê-las na criação de cartazes e na escrita de um livro sobre o bem-estar animal. Ademais, essas atividades proporcionaram uma aplicação prática da leitura e escrita, tornando o aprendizado mais relevante e significativo, enquanto promoviam a conscientização sobre a responsabilidade social e o cuidado com os animais.