V SELE
Resumo
Tão prazeroso e corriqueiro quanto é para a maior parte das crianças assistir vídeos no Youtube, Tik tok entre outros meios da internet, deveria ser o hábito de leitura. Felizmente, esse hábito vem, ainda que de forma discreta, aumentando, e por isso é importante criar um projeto que visa oferecer o contato dos alunos com os livros e por consequência, com a leitura, incentivando-os e fazendo-os incorporar a leitura como fonte de conhecimento e de lazer. “Patiotéca” é um projeto em que uma caixa com rodinhas e recheada de livros dos mais variados gêneros é deixada no pátio da escola, os quais podem ser levados para qualquer lugar. Este projeto foi apresentado pela direção escolar para professores, alunos e funcionários da escola e todos aderiram a ele, incentivando todos a terem um momento de leitura. Na sala de aula, os professores incentivam os alunos a irem ao pátio da escola e escolherem um livro de sua preferência para a leitura nos momentos do intervalo (recreio), nos términos de avaliações, quando o aluno que já tem terminado de responder às questões das provas e aguarda os demais da turma terminarem a avaliação, e no final das aulas, enquanto aguardam os seus responsáveis ou ônibus escolar chegar na escola para levá-los para suas casas. A avaliação do projeto foi realizada por meio de relatos, os quais o professor organiza na sala de aula, uma roda de conversas, abrindo espaço para o aluno fazer um breve relato do livro que leu e, através do seu relato, instigar os demais colegas a lerem o mesmo livro.


