PALESTRANTES / MEDIADORES

Ally Collaço

Doutoranda e Mestre em Educação (PPGE/UFSC). Bacharel em Cinema (UFSC), com experiência de 13 anos na educação básica, como professora, curadora e oficineira de cinema para crianças, jovens e adultos. Integra o Coletivo Tecendo: cultura arte educação (UFSC), e representa SC na coordenação da Rede Kino - Rede Latino-Americana de Educação, Audiovisual e Cinema. É pesquisadora interessada nas aproximações possíveis entre cinema e educação.

Ana Maria Esteves Bortolanza

Pesquisadora/colaboradora do CIEC – Centro de Investigação de Estudos da Criança. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Contextos Educativos. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Relações Linguagem, Cultura e Estética - GEPEL. Doutora em Educação Brasileira  Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Estágio de Pós-Doutoramento em Educação - Universidade de Évora, Portugal.

Antônio Mauricio Medeiros Alves

Possui Licenciatura Plena em Matemática e Graduação em Pedagogia, Especialização em Educação Matemática e Mestrado e Doutorado em Educação. Professor da Universidade Federal de Pelotas. Atua como docente do Curso de Pedagogia, na área de Ensino de Matemática e nos Programas de Pós-Graduação Ensino de Ciências e Matemática e Educação Matemática. Possui experiência na educação básica. Atuou como coordenador do PNAIC e como avaliador do PNLD.

Denise Guilherme

Idealizadora da Taba: empresa especializada em curadoria de livros infantis e juvenis, com foco na formação de leitores. Escritora, Mestre em Educação, é Professora do Curso de Pós Graduação Literatura para crianças e jovens, no Instituto Vera Cruz, em São Paulo. Com mais de 20 anos de experiência em educação, Denise atua como consultora em projetos de leitura e curadoria para diferentes organizações.

Eliane Debus

Graduada em Letras (FUCRI/UNESC), Mestrado (UFSC), Doutorado (PUCRS), Pós-doutorado (Universidade do Minho). Atua como professora na UFSC junto ao curso de Pedagogia, Programas de Pós-Graduação em Educação e Estudos da Tradução. Líder do Grupo de Pesquisa Literalise e Tutora do PET de Pedagogia.

Karine Joulie

Bacharel em Cinema (UFSC), Mestre e doutoranda em Educação (PPGE/UFSC). Pesquisa possíveis interlocuções entre as duas áreas, atualmente com foco na formação docente. Como produtora cultural, trabalhou em projetos de mostras e festivais de cinema relacionados à infância e direitos humanos. Como educadora audiovisual possui experiência no desenvolvimento de cursos e oficinas para formação de profissionais da educação.

Luiza Lins

Produtora cultural com atuação no audiovisual para a infância. Realiza a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis há 20 anos, evento que possibilita o acesso gratuito ao cinema nacional e internacional para crianças. Criou o Circuito de Cinema Infantil para levar os filmes da Mostra para os municípios de SC e para todo o país e o Cineclube Infantil do Cinema do Centro Integrado de Cultura. Realizou curtas infantis com histórias e brincadeiras de crianças da Ilha de Santa Catarina.

José Antônio Gonçalves (mediador)

Graduado em Matemática (licenciatura), pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialização em Práticas Interdisciplinares, pela FUCAP; Mestrado em Educação Científica e Tecnológica/ UFSC. Atuou como formador de matemática do PNAIC/UFSC entre os anos de 2014 e 2018. É professor de Matemática no Ensino Médio e também na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Garopaba nos setores administrativo e pedagógico, atuando com formação continuada de professores da Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Luana de Gusmão Silveira (mediadora)

Mestre em Letras, na área de Estudos da Linguagem,  pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua no desenvolvimento de cursos e projetos voltados à formação de professores. Docente do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Garopaba.

Marizete Bortolanza Spessato (mediadora)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, com estágio de doutoramento na Università Degli Studi di Padova-Italia e mestre em Linguística pela UFSC. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Docente do Centro de Referência e Formação e EaD-Cerfead, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC.