V SELE
Resumo
Nosso projeto iniciou-se com a coleção de Monteiro Lobato, com os livros do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” (1947). Esse projeto tem o intuito de criar o hábito de leitura nas crianças, pois através da leitura o mundo se abre para o conhecimento e, no futuro, será algo prazeroso de se fazer. A leitura alcança novos horizontes e permeia o conhecimento e, pensando nisso, começou com nossas idas à biblioteca. Em princípio, a professora fazia a leitura do livro escolhido, seguido de uma roda de conversa pedindo para que as crianças contassem um novo final. Com o passar dos dias, eles escolhiam os livros e contavam a história através das figuras e da sua imaginação. Hoje, alguns alunos já conseguem ler sozinhos algumas páginas de determinado livro. Com base na BNCC, as habilidades desenvolvidas foram: (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses. (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. Esse projeto é riquíssimo para enaltecer o ensino aprendizagem de cada criança, pois já vemos resultados na alfabetização que começamos de maneira tímida e hoje estamos vendo um progresso de cada aluno. Um projeto que contribui para a formação desses pequenos leitores torna as aulas mais divertidas e dinâmicas, pois eles podem usar a imaginação junto com a ficção. Em sala de aula, conectamos os temas abordados à realidade deles. São crianças capazes de transformar um conto em discussões relevantes, como, por exemplo, as receitas da Tia Anastácia mencionadas nos livros. Trabalhamos com o gênero textual "receita" nas aulas de Português, e, em Geografia, aproveitamos as brincadeiras de Pedrinho para introduzir o tema "Eu e as outras crianças", ressaltando a importância do brincar. Dessa forma, seguimos realizando um trabalho brilhante com essas crianças, que merecem um ensino de qualidade.


