top of page
Mostra Etelvina3.png

PROJETO FINALISTA

OLHE-ME E ME VERÁS: UM OLHAR ATRAVÉS DO TEATRO

AUTORIA

Hesleane Batista dos Santos; Andréia de Oliveira Martins

INSTITUIÇÃO / MUNICÍPIO

Escola Municipal Etelvina de Souza Pereira / Imbituba

Resumo

O trabalho teatral desenvolvido pelo 5º ano foi baseado nas obras "O Rei de Quase Tudo", de Eliardo França (2011), e "A Bonequinha de Pano", de Ziraldo (2001), cuja principal motivação foi melhorar as habilidades de expressão dos alunos, que demonstravam dificuldades em apresentar trabalhos escolares, pouca clareza na comunicação, timidez e uma leitura pouco expressiva. A iniciativa buscou aproximar os estudantes da literatura, incentivando o prazer pela leitura e escrita, ao mesmo tempo em que promovia a cooperação e o trabalho em equipe. Através da encenação dessas histórias, os alunos puderam vivenciar os textos de forma dinâmica, explorando personagens, cenários e enredos, o que enriqueceu sua compreensão literária, ampliou seu vocabulário e estimulou uma leitura mais expressiva e envolvente. O trabalho contribuiu de maneira significativa para o desenvolvimento da leitura e a escrita, permitindo que os estudantes interagissem ativamente com os textos, desenvolvendo a capacidade de interpretar diferentes gêneros textuais e criar respostas criativas. Após todo este trabalho desenvolvido, chegou o dia da Festa Junina e os alunos encenaram “O casamento caipira”, que fluiu em poucos dias de ensaio. A dramatização das obras ajudou a desenvolver competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a saber: EF15LP04, que envolve identificar e reproduzir características do texto teatral; a EF35LP13, que trata da leitura expressiva de textos literários; e a EF35LP18, que desenvolve a capacidade de leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais. Além dessas, outras habilidades como o pensamento crítico, empatia, respeito às diferenças, valorização da cultura e práticas de linguagem oral e escrita foram reforçadas ao longo do projeto. Deste modo, as atividades realizadas permitiram que as crianças aprimorassem sua capacidade de comunicação, expressão corporal e criatividade, além de fortalecerem o trabalho em equipe e o entendimento de elementos cênicos, fundamentais para a sua formação integral. O contato com o gênero teatro não apenas facilitou o desenvolvimento dessas competências, mas também proporcionou um ambiente de aprendizado mais lúdico e significativo, no qual os alunos puderam expressar-se com maior confiança e clareza. Assim, o trabalho desenvolvido cumpriu seu objetivo de melhorar as habilidades de expressão dos alunos, ao mesmo tempo em que os conectava com o universo literário de forma envolvente e educativa. Sobre o seu desenvolvimento, primeiramente, realizamos a leitura das descrições dos personagens, explorando suas características, sentimentos e observando atentamente as pontuações, que são fundamentais para uma leitura expressiva. Em seguida, passamos à leitura coletiva da história, quando cada aluno escolheu o personagem que gostaria de interpretar. Após a leitura, discutimos a expressividade de cada personagem e avaliamos quais alunos conseguiram incorporar as características e emoções descritas no texto. Com base nessas observações, selecionamos as melhores interpretações e iniciamos as atuações, garantindo que todos os alunos tivessem a oportunidade de disputar os papéis que desejavam. Como tarefa para casa, os alunos treinaram suas encenações seguindo as orientações da professora e, posteriormente, apresentaram suas atuações em sala de aula. Os resultados foram excepcionais, com todos os alunos participando ativamente. A leitura e a apresentação foram realizadas com sucesso, demonstrando um grande desenvolvimento nas habilidades de expressão e interpretação dos estudantes.

barra de logotipos sele 2024.jpg
bottom of page