V SELE
Resumo
O projeto desenvolvido a partir do livro “O Cabelo de Lelê”, de Valéria Belém (2005), com crianças de 5 anos, teve o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e promover o respeito às diferenças, abordando temas importantes como racismo e diversidade na escola. Compreendendo que a educação sobre respeito e inclusão deve começar desde cedo, o projeto utiliza a leitura como ferramenta fundamental para construir uma base sólida de compreensão e empatia. No primeiro momento foi realizada uma roda de conversa com as crianças quando o tema foi abordado de forma lúdica com contação e encenação da história pela professora. As crianças ouviram que a história era sobre uma menina com seu cabelo afro. Ela questionava cada cacho de seus lindos e negros cabelos e no decorrer da história, Lelê tem a oportunidade de ver-se no álbum de fotos de sua família e percebe cada traço seu cravado em sua bisavó, vó, tias e mãe. A cada folhear, seus lindos olhos brilhavam ainda mais, formando um ar de orgulho e pertencimento. Sua mãe a impactou dizendo: “Cada cacho de seu cabelo conta uma história dos nossos ancestrais!”. Assim, Lelê que não sentia-se vista com seus cabelos afro diante das amiguinhas e, agora, orgulhava-se de suas raízes. Depois dessa leitura e encenação, cada estudante teve a oportunidade de levar o livro para casa para ler com seus familiares e registrar essa leitura com desenhos. Na escola foram desenvolvidas atividades que valorizavam a origem da família de Lelê, desde a busca no mapa mundi pela localização do continente africano, povo originário dos ancestrais de Lelê e da nossa cultura, valorização dos lindos cachos de Lelê, utilizando materiais diferentes como macarrão, papel colorido e recortes, oportunizando às crianças a montagem de painéis e amostras na escola. Todo esse projeto resultou no aumento do respeito às diferenças entre os estudantes, que se perceberam como diferentes uns aos outros e visto que tivemos um olhar que também envolvessem os pais e responsáveis, o projeto teve importância na leitura e na educação em diversidade. Ademais, isso garantiu que as lições aprendidas na escola fossem reforçadas em casa e esse aprendizado seguirá adiante, vida afora. O projeto “O cabelo de Lelê” teve um impacto positivo significativo nas crianças uma vez que observou-se um aumento no interesse pela leitura e uma melhoria na capacidade das crianças de identificar e respeitar as diferenças entre elas. As atividades e as discussões ajudaram a desenvolver empatia e uma compreensão básica sobre a igualdade. Apesar de ser um trabalho que exige paciência e constância, ficamos realizados ao saber que os pais relataram mudanças no comportamento de seus filhos, que passaram a demonstrar maior respeito pelas diferenças e a mostrar uma atitude mais inclusiva. Além disso, o projeto também criou uma atmosfera escolar mais harmoniosa, com um fortalecimento das relações entre alunos e uma maior conscientização sobre a importância de um ambiente inclusivo e respeitoso. Em suma, o projeto não apenas promoveu a leitura, mas também deu um passo importante para a formação de estudantes que compreendem e valorizam a diversidade, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.


