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PROJETO FINALISTA

O BRINCAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO: EXPLORANDO A APRENDIZAGEM LÚDICA

AUTORIA

Janice Neitzke Tavares

INSTITUIÇÃO / MUNICÍPIO

E. M. E. F. Margarida Gastal / Capão do Leão

Resumo

: O presente trabalho destaca a importância do brincar como contribuição efetiva para o processo de alfabetização e de como a dimensão lúdica torna a alfabetização mais dinâmica e prazerosa. Este trabalho encontra apoio nas obras do artista plástico Ivan Cruz, que tem por objetivo o resgate do lúdico, da imaginação, do incentivo ao desenvolvimento das crianças no mundo das brincadeiras. Além disso, Cruz foge dos custos e das problemáticas dos dias atuais, como o das crianças confinadas à frente de telas e, por vezes, desacostumadas com o convívio coletivo, prezando pelo desenvolvimento motor proporcionado por tais brincadeiras. O projeto se justifica uma vez que o uso do brincar na alfabetização pode ser baseada em vários aspectos como o do desenvolvimento integral, que coloca o brincar como uma atividade natural e essencial na infância. Isso promove o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças ao integrar o brincar na alfabetização, as crianças aprendem de maneira mais envolvente e significativa, o que facilita a compreensão e a aprendizagem dos conteúdos. A aprendizagem lúdica traz a brincadeira como facilitadora para que as crianças explorem conceitos e habilidades de forma lúdica, transformando o processo de aprendizagem em uma experiência prazerosa, o que desperta o interesse e a motivação das crianças. O desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico é definido pelas atividades lúdicas que estimulam a criatividade e o pensamento crítico, competências essenciais no ato de brincar. Assim, as crianças experimentam diferentes formas de resolver problemas, o que contribui para a construção do conhecimento de maneira mais autônoma. Além disso, a inclusão e a diversidade define o brincar como oferta de múltiplas formas de expressão e interação, permitindo que crianças com diferentes estilos de aprendizagem, ritmos e necessidades especiais possam participar e aprender juntas, promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso. Ademais, a contextualização da aprendizagem explicita a utilização do brincar como recurso pedagógico, em que os professores conseguem contextualizar o ensino, aproximando o conteúdo da realidade das crianças e tornando o processo de alfabetização mais relevante e conectado ao  mundo  em  que  vivem. Sobre o desenvolvimento, salientamos que as letras do alfabeto são apresentadas no formato de projetos e os conteúdos são explorados de forma que contemple diferentes componentes curriculares. Com base na BNCC, as habilidades desenvolvidas são: EF01LP05; EF01LP13; EF01EF02; EF02EF05; bem como habilidades transversais EF05LP17, que traz a relevância da participação em atividades lúdicas que envolvam a produção de textos coletivos, explorando a escrita criativa e colaborativa. Essas habilidades mostram como o brincar está integrado ao desenvolvimento das competências linguísticas, motoras, sociais e cognitivas, elemento central na prática pedagógica de alfabetização. A BNCC, ainda, valoriza o brincar como uma estratégia fundamental para promover uma aprendizagem significativa e prazerosa, que respeita o ritmo e as necessidades das crianças. Assim, esses pontos mostram que o brincar não é apenas uma atividade recreativa, mas uma estratégia pedagógica poderosa que potencializa o processo de alfabetização, promovendo uma aprendizagem mais significativa e completa.

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