top of page
camile e bianca2.png

PROJETO FINALISTA

O BOTO PESCADOR: PATRIMÔNIO CULTURAL DE LAGUNA (SC)

AUTORIA

Bianca Valério Mendonça; Camile da Cruz Santos

INSTITUIÇÃO / MUNICÍPIO

Centro de Educação Infantil Irmã Vera / Laguna

Resumo

Este projeto tem como objetivo explorar e valorizar o “Boto Pescador”, um importante patrimônio cultural da cidade de Laguna (SC), promovendo uma conexão mais profunda das crianças com a cultura local e a natureza. A motivação para a realização deste projeto surgiu da necessidade de enriquecer o conhecimento dos alunos sobre as tradições locais, bem como fomentar um maior engajamento com a cultura local. A proposta foi desenvolvida em resposta à observação de que as crianças demonstravam um interesse crescente por histórias e figuras da cultura popular, mas careciam de oportunidades para explorar essas temáticas. O projeto contribui significativamente para  a inclusão, promovendo o prazer e o desejo de estar junto com os demais colegas de turma, ao introduzir práticas inovadoras que combinam contação de histórias, dramatização e produção de desenhos criativos. Utilizando recursos tecnológicos como vídeos e imagens do Boto Pescador, além de atividades práticas como criação de um boto sensorial, ilustrados pelos próprios alunos, a proposta busca estimular a criatividade e a capacidade de expressão das crianças. Essas abordagens visam tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e envolvente, facilitando a compreensão e a apreciação da cultura local. No contexto da BNCC, o projeto visa desenvolver várias competências e habilidades, tais como a capacidade de expressão oral e tentativa de escrita, o entendimento e o respeito pelas diversidades culturais. As habilidades específicas incluem a identificação de elementos culturais presentes nas narrativas, a realização de atividades colaborativas. O desenvolvimento das atividades em sala de aula seguiu um passo a passo que incluiu a introdução do tema por meio de histórias, incluindo a contação e musicalização do escritor Guilherme Preuss, “João Caiçara e o Boto Toquinho”, vídeos sobre o Boto Pescador, debates sobre a importância cultural da figura e a realização de atividades práticas, como a confecção de boto de TNT, que se tornaria o mascote da turma. Inicialmente, os alunos fizeram bolinhas de papel utilizando material reciclado. Em um segundo momento, cada criança teve a oportunidade de participar do processo de enchimento e finalização do nosso mascote. A avaliação foi realizada através da observação do envolvimento dos alunos nas atividades. Os resultados alcançados demonstraram um aumento significativo no interesse das crianças pela cultura local e na capacidade de expressar suas próprias ideias e sentimentos. As atividades proporcionaram uma rica experiência de  aprendizado, conectando o conhecimento cultural com as práticas pedagógicas de forma envolvente e significativa.

bottom of page