top of page
karoline1.png

PROJETO FINALISTA

NOSSO PATRIMÔNIO: UM INVENTÁRIO DE MEMÓRIAS CULTURAIS

AUTORIA

Karoline Rosa da Silva

INSTITUIÇÃO / MUNICÍPIO

Escola Básica Dr. Ivo Silveira / Paulo Lopes

Resumo

Resumo: O projeto "Nosso patrimônio: um inventário de memórias culturais" foi inspirado no curso “Ciclo de Oficinas Literárias: transvendo as escolas - 2ª edição” e buscou conectar os alunos às suas raízes culturais e comunitárias. Focado na valorização dos saberes populares e no respeito às vivências das gerações anteriores, o projeto visa responder à observação de que muitos alunos têm pouco contato com as histórias e experiências dos mais velhos, o que limita sua compreensão do contexto histórico e cultural atual. Ou seja, o projeto busca superar essa lacuna e fortalecer o vínculo dos estudantes-comunidade. O projeto também oferece uma valiosa oportunidade para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Através de atividades como rodas de conversa e entrevistas, os alunos praticam escuta ativa, formulação de perguntas e escrita de relatos, promovendo a organização e clareza do pensamento. Além disso, as práticas pedagógicas inovadoras, a interação com idosos e o uso de objetos históricos ampliam o aprendizado para além da sala de aula, envolvendo a família e a comunidade. As atividades de roda de conversa e entrevistas incentivaram a reflexão e a organização de ideias, preparando os alunos para a produção textual. A escrita de relatos e entrevistas baseadas em conversas reais com os mais velhos permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades de síntese, narrativa e descrição. Além disso, o contato com objetos antigos e a investigação de suas histórias proporcionaram uma leitura de mundo ampliada, conectando os textos escritos com contextos culturais e históricos. Em relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto abordou várias competências e habilidades, como a recuperação das ideias principais em exposições (EF35LP19) e a comparação de pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana (EF05HI09). O desenvolvimento do projeto iniciou-se com uma roda de conversa sobre saberes populares, quando foram abordados temas, tradições, memórias e histórias da comunidade. Em outro momento, dois avós de alunos foram convidados a compartilhar suas memórias de infância, seguidos por uma sessão de perguntas e respostas conduzida pelos estudantes. Após essa atividade, os alunos escreveram relatos sobre a conversa, descrevendo suas impressões e aprendizados. Na etapa seguinte, cada aluno trouxe para aula um objeto antigo de sua família, apresentando sua história e significado. Como atividade culminante, os alunos entrevistaram uma pessoa mais velha de seu convívio, praticando técnicas de entrevista e escrita, baseados em um roteiro elaborado em sala a partir dos estudos sobre esse gênero textual. A avaliação ocorreu ao longo das atividades a partir da participação e engajamento dos alunos. Os relatos escritos e as entrevistas foram avaliados quanto à clareza, coerência e adequação ao gênero textual. Com relação à apresentação dos objetos antigos, ela foi avaliada pela organização das ideias e expressão oral. Os resultados foram significativos, a saber, os alunos demonstraram maior interesse e valorização das histórias de suas famílias e comunidades, além de desenvolverem habilidades de leitura e escrita com maior profundidade. O projeto também aumentou o engajamento das famílias e fortaleceu o vínculo dos estudantes com a escola, reforçando a importância da memória coletiva e da preservação cultural.

barra de logotipos sele 2024.jpg
bottom of page