V SELE
Resumo
Este projeto tem por objetivo unir três temas a serem desenvolvidos e trabalhados por meio da mesma dinâmica, a saber, cores, sentimentos e emoções, com o intuito de envolver as famílias na execução da tarefa. Cuidar de algo ou de alguém favorece a vivência de grandes valores que contribuem para a formação da personalidade de cada indivíduo, com a visita do “Monstro das Cores”, as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver a responsabilidade de cuidar do mascote, proporcionando a eles a percepção de que já são capazes de executar muitas tarefas, além de também ter favorecido a parceria entre escola e as famílias. O projeto tem por objetivo contribuir de maneira significativa, com a linguagem oral de cada aluno, pois através dos cards da história, eles conseguiram narrar para o grande grupo o que acontecia na imagem, sendo capazes de identificar a emoção, por sua cor correspondente. O projeto contou com músicas coreografadas (expressando os sentimentos através de mudanças na fisionomia do rosto), vídeos e desenhos com a mesma temática: cores, sentimentos e emoções. As competências e habilidades da BNCC desenvolvidas neste projeto foram: (EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos; (EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos; (EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê- los e fazendo-se compreender; (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com adultos e crianças da mesma e de diferentes faixas etárias; (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios; (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios; (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras. Sobre o desenvolvimento das atividades, assistimos ao filme “Divertidamente” (2015), dirigido por Peter Docter. Em seguida, a professora confeccionou o mascote “Monstro das cores”, utilizando uma bombona de desinfetante de 5 litros, EVA e partes impressas. Após a professora contar a história para os alunos e apresentar o mascote, eles puderam manusear os cards da história para se familiarizarem com ela. Cada aluno teve a oportunidade de observar o mascote. Em seguida, a cada dia da semana, um aluno levava o mascote para casa junto com uma sacola personalizada contendo um portfólio coletivo e a história do "Monstro das Cores". No portfólio, a família descrevia como foi a visita do mascote em sua casa e registrava o momento por meio de fotos. No dia seguinte, ao retornar à escola, a criança relatava com suas próprias palavras como foi o dia com o visitante, enquanto a professora auxiliava o relato lendo o registro feito pela família e mostrando as fotos aos colegas. A avaliação considerou o envolvimento e a atenção da criança, além da observação contínua do professor. O projeto foi um grande sucesso. O envolvimento das famílias foi o diferencial, pois participaram da atividade com muita dedicação e criatividade. O entusiasmo e a alegria das crianças quando era o seu dia de levar o mascote tornavam evidente como estavam engajadas e levavam a proposta a sério. Foi muito gratificante ver o sorriso e a alegria de cada criança ao descrever como foi a visita do mascote em sua casa. Continuo estimulando as crianças a identificar as diferentes emoções que podemos sentir e a compreender que é normal experimentarmos todas elas. Além disso, elas já conhecem as cores e conseguem identificá-las.


